Categorias

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

03/01/2021 às 12:00

5 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Slackel 7.4 lançado com Linux Kernel 5.10 LTS

Slackel 7.4 lançado com Linux Kernel 5.10 LTS

A distribuição Slackel 7.4 chegou com uma nova versão em 2021 para os fãs do sistema operacional Slackware Linux, trazendo todas as atualizações mais recentes, um kernel mais novo e suporte para instalação em pendrive USB. Então, o Slackel 7.4 baseado em Slackware chega seis meses após o Slackel 7.3 com Linux Kernel 5.10 LTS.

O Slackel 7.4 agora está disponível em uma forma leve com o gerenciador de janelas Openbox por padrão. As edições KDE Plasma e MATE podem vir nos próximos dias ou semanas. Porém, neste momento é possível avaliar as mudanças gerais que se aplicam a todos eles.

Slackel 7.4 baseado em Slackware lançado com Linux Kernel 5.10 LTS

Slackel 7.4 lançado com Linux Kernel 5.10 LTS

Em primeiro lugar, o Slackel agora é movido pela melhor e mais recente série de kernel Linux 5.10 LTS , o que significa suporte de hardware mais novo. O Slackel 7.4 inclui o kernel Linux 5.10.4 recentemente lançado por padrão, e também vem com todas as atualizações mais recentes da árvore ‘Atual’ do Slackware para a melhor experiência possível no Slackware Linux.

Os aplicativos populares incluem o navegador Mozilla Firefox 84.0.1, cliente de e-mail e notícias Mozilla Thunderbird 78.6.0, pacote de escritório LibreOffice 7.0.4, editor de imagens GIMP 2.10.22, reprodutor de mídia SMPlayer 20.6.0, cliente FTP FileZilla 3.51.0, e o lançamento mais recente do Openbox com o painel de desktop compatível com NETWM baseado em fbpanel GTK2.

Em segundo lugar, e a maior parte para os fãs do Slackware e Slackel, é o fato de que a distribuição agora pode ser instalada em um drive externo, como uma unidade flash USB, da mesma forma que você instalaria em seu computador pessoal. “É uma instalação real”, diz o desenvolvedor Dimitris Tzemos, que observa o fato de que você precisará de um stick USB de 16 GB ou 32 GB para instalar o Slackel, ou uma unidade de disco externa. Para obter mais detalhes sobre como funciona a instalação do disco USB, verifique o anúncio do fórum.

Fazendo uma instalação real em um pendrive USB ou disco SSD externo, você terá um USB portátil Slackel em seu bolso.

Além disso, o lançamento do Slackel 7.4 adiciona:

  • criptografia de arquivo persistente;
  • o parâmetro medialabel=”USB_LABEL_NAME” para quem deseja instalar o Slackel em um drive USB junto com outras distros;
  • bem como suporte de instalação para quem deseja inicializar a partir do drive local e transferir o Imagem ISO para um stick USB.

O Slackel 7.4 está disponível para download agora mesmo para sistemas de 64 ou 32 bits no site oficial. O Slackel tem como base o Slackware Current e usa salixtools da distribuição Salix.

Slackel OpenBox 64 bits

Slackel OpenBox 32 bits

 

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.