in

Slackware 15.0 tem versão alfa inicial disponível

Esta é a primeira atualização em quase 5 anos.

Slackware 15.0 tem versão alfa inicial disponível

Embora o Slackware carregue o emblema de ser a distribuição Linux mais antiga ainda mantida, ele não vê novos lançamentos com muita frequência. Além disso, por essa mesma causa, não carrega a popularidade de antes. Em todo caso, o Slackware 15.0 está sendo preparado como o próximo lançamento. Assim, o Slackware 15.0 tem versão alfa inicial disponível.

Apenas para se ter uma ideia da demora, o Slackware 14.0 foi lançado em 2012, enquanto o lançamento pontual do Slackware 14.2 foi lançado em meados de 2016. Portanto, já deveria ter vindo um novo lançamento importante, que felizmente está a caminho.

Slackware 15.0 tem versão alfa inicial disponível. Esta é a primeira atualização do sistema operacional em quase 5 anos

E a nova versão alfa do Slackware 15.0 chega após uma reconstrução em massa de todo o pacote. Portanto, ela é a versão “Alpha1” e não se pode chamá-lo de beta.

O anúncio no Slackware.com explica:

Lá vamos nós de novo … atualizado para glibc-2.33 e uma última reconstrução em massa para o Slackware 15.0. Os únicos pacotes atualizados neste lote são glibc e os kernels – todo o resto é apenas uma reconstrução com a nova glibc. Não reconstruído neste lote: devs (melhor deixar como está), glibc-zoneinfo, kernel-firmware, rust, linux-faqs, linux-howtos, aspell-en, mozilla-firefox, mozilla-thunderbird e seamonkey. 

Há um novo compilador Rust, mas o Firefox e o Thunderbird precisarão de patches para usá-lo, então vamos segurá-los até que estejam prontos para o novo Rust com patches ou novas versões upstream. Até termos isso e mais algumas atualizações agendadas, ainda não estou pronto para chamá-lo de beta, mas você pode chamá-lo de 15.0-alpha1. 🙂

Portanto, neste ano, esperamos ver o Slackware 15.0 estável ao lado de Debian 11, Ubuntu 21.04 e 21.10, Fedora 34/35 e outras distribuições. Assim, é bom ver que o Slackware ainda está avançando em 2021. A grande esperança a partir de agora é de que a distribuição tenha novas atualizações em um prazo mais curto.

youtube-tv-para-android-em-breve-permitira-o-download-de-programas-para-assistir-off-line

YouTube TV para Android em breve permitirá o download de programas para assistir off-line

Tiny Core Linux 12.0 lançado com Linux Kernel 5.10 LTS

Tiny Core Linux 12.0 lançado com Linux Kernel 5.10 LTS