Nova versão do Slax Linux

Quatro distribuições, 2 Linux e 2 BSDs, anunciaram novas versões nos últimos dias. Slax, FreeNAS, Suse Enterprise e NetBSD têm atualizações importantes. Portanto, confira neste post, as novidades das distribuições Linux e BSD.

Slax

Slax, FreeNas, Suse Enterprise e NetBSD têm atualizações

Tomáš Matjíek anunciou o lançamento do Slax 9.5.0, a versão mais recente da distribuição Linux. Para quem não sabe, o Slax possui desktop minimalista e modular. Ele é baseado na ramificação “estável” do Debian.  Deste modo, a versão incorpora todos os aprimoramentos upstream do Debian estável e corrige alguns pequenos bugs conhecidos. 

Agora é possível comprar o Slax pré-instalado em uma unidade flash USB com criptografia AES baseada em hardware. Este dispositivo é universalmente utilizável porque a criptografia é executada diretamente na unidade e nenhum vestígio do PIN é deixado em qualquer lugar. Uma vez desconectada, a unidade USB é automaticamente bloqueada novamente. O pagamento só é possível com o Bitcoin. Você pode baixar o Slax na home page do projeto. Aqui está o breve anúncio de lançamento.

Faça o download da imagem do Slax 9.5.0 aqui: slax-64bit-9.5.0.iso (262MB, MD5 , pkglist).

FreeNAS

Slax, FreeNAS, Suse Enterprise e NetBSD têm atualizações

O projeto FreeNAS publicou um novo snapshot de desenvolvimento. Assim, dá aos usuários a chance de testar novos recursos no sistema de armazenamento conectado à rede baseado no FreeBSD. Este snapshot de desenvolvimento inclui um novo estilo de interface com o usuário, o framework Jails migrou de Warden para iocage e o gerenciador de inicialização foi comutado do GRUB para o carregador de boot do FreeBSD.

Confira todos os detalhes no anúncio de lançamento .

Baixe imagens do FreeNAS nos links abaixo

 

SUSE Enterprise

Slax, FreeNAS, Suse Enterprise e NetBSD têm atualizações

Igualmente, a SUSE anunciou a disponibilidade de uma nova versão da distribuição SUSE Linux Enterprise. Então, a versão mais recente, que foi originalmente anunciada em 25 de junho e está disponível desde 17 de julho, é a 15. Desta vez, o foco é a redução da barreira entre a distribuição da comunidade do openSUSE e o SUSE Linux Enterprise (SLE).

Assim, mais informações podem ser encontradas nos press releases da empresa e nas notas de lançamento

Baixar SUSE Enterprise.

 

NetBSD

Slax, FreeNAS, Suse Enterprise e NetBSD têm atualizações

Finalmente, quem também andou lançando nova versão foi a equipe do NetBSD.  A nova versão, o NetBSD 8.0, inclui suporte para USB 3, compilações reproduzíveis, mixagem de áudio no kernel e randomização de layout de endereço para maior segurança. Da mesma forma, para mais detalhes visite as notas de lançamento do projeto.

Baixar NetBSD

Claylson
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Neptune Debian 5.4 estreia Novo Tema Escuro

Previous article

Como instalar o Unity 7 Desktop no Ubuntu 18.04 LTS

Next article

You may also like