Ação coletiva é movida contra a Samsung por violação de dados

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A mais recente violação de dados da Samsung está rendendo um processo contra a empresa. Uma ação coletiva movida contra a Samsung acusa a empresa de não proteger informações pessoais depois que a empresa sofreu uma violação de dados em seus sistemas dos EUA em julho.

Samsung enfrenta ação coletiva após violação de dados

De acordo com o Bloomberg (Via: Android Authority), uma queixa foi apresentada ao Tribunal Distrital dos EUA para Nevada em 6 de setembro. É alegado na ação que o demandante Shelby Harmer e outros clientes afetados não foram notificados logo após a Samsung ter sido atingida por um ataque cibernético.

As informações apontam que o incidente mencionado no processo proposto ocorreu no final de julho de 2022, quando uma parte não autorizada conseguiu roubar informações pessoais dos sistemas da Samsung nos EUA, incluindo nomes, informações de contato e demográficas, datas de nascimento e informações de registro de produtos.

A Samsung afirma que descobriu a violação por volta de 4 de agosto, após conduzir uma investigação. No entanto, o problema que a reclamação destaca é o fato de a Samsung não entrar em contato com seus clientes afetados até o mês seguinte. Isso mesmo! A Samsung teria levado cerca de um mês até revelar a violação de dados aos seus clientes.

Afirmações da Samsung

A Samsung afirma que tomou medidas para proteger seus sistemas afetados e está trabalhando com uma “empresa externa líder em segurança cibernética” e está cooperando com a aplicação da lei.

No entanto, o que pesa nas acusações, é que a Samsung ainda levou cerca de um mês para avisar seus clientes. De acordo com a ação coletiva, esse foi o tempo mais do que suficiente para divulgar a violação, e a decisão da empresa de esperar equivale a negligenciar seu dever de coletor de informações privadas.

Pode levar de semanas a meses até que a maioria das empresas descubra uma violação de dados. No entanto, se a Samsung descobriu a violação por volta de 4 de agosto, é difícil dizer por que a empresa esperaria até setembro para notificar seus clientes.

Por essa decisão da empresa, agora terá que enfrentar uma ação coletiva desgastante, tanto para ela quanto para os clientes. Inclusive, esta ação pode lhe render indenizações altas, que poderiam ter sido evitadas, se a empresa tivesse tido outro posicionamento nessa violação de dados. Ou não! Nunca se sabe!

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