A Samsung acredita que várias empresas lançarão chips com sua tecnologia de 1,4 nm e 2 nm. Embora a Samsung Foundry tenha sido a primeira empresa no mundo a lançar uma tecnologia de fabricação de chips de 3 nm e disponibilizá-la comercialmente, ela não conseguiu grandes clientes de chips como AMD, Nvidia e Qualcomm. No entanto, a empresa afirma que conseguirá grandes feitos no futuro.
Chips com sua tecnologia de 1,4 nm e 2 nm da Samsung
Embora a empresa sul-coreana vendesse chips de 3 nm, eles eram chips ASIC relativamente baratos para uma empresa de criptomoeda. As coisas vão mudar no futuro, pelo menos de acordo com as afirmações de um funcionário da Samsung Foundry. O CTO da Samsung Foundry disse que a empresa já está negociando com grandes clientes de chips para processos de 1,4 nm e 2 nm.
A Samsung Foundry já está trabalhando no processo de fabricação do chip de 3nm de segunda geração, e esse processo poderá ser usado para fabricar o Exynos 2500 e provavelmente o Snapdragon 8 Gen 4 no final de 2024. O CTO da Samsung Foundry, ao falar no evento Semiconductor Expo 2023 realizado na COEX na Coreia do Sul, disse que leva cerca de três anos para um cliente fazer uma compra final, e a Samsung Foundry já está em negociações com grandes clientes, então essas negociações poderiam concretizar-se nos próximos anos.
A empresa sul-coreana de fabricação de chips foi criticada por não conseguir nenhum cliente importante, apesar de ser a primeira no mundo a trazer a tecnologia GAA (Gate All Around). No entanto, a Samsung já expressou confiança em conseguir grandes clientes de chips para seus processos de fabricação de chips de 3nm e mais recentes. Já está em negociações com alguns grandes clientes de chips para seus processos de 1,4 nm e 2 nm.
O CTO da Samsung Foundry, Jeong Ki-tae, disse:
Embora o processo GAA seja uma tecnologia que durará no futuro, é difícil encontrar melhorias adicionais na tecnologia FinFET. Estamos em negociações com grandes clientes para processos futuros, como 2-nano e 1,4-nano.
A empresa sul-coreana pretende preparar seu processo de fabricação de chips de 2 nm até 2025 e o processo de fabricação de chips de 1,4 nm até 2027.
A Samsung sente que não é fácil para as empresas chinesas entrarem no espaço de fabricação de chips
Ele também disse que a estabilidade é de extrema importância para as empresas de chips, pois qualquer problema com a fundição pode causar problemas para os usuários finais. Ele também explicou que não é fácil para as marcas de chips adotarem uma nova tecnologia desde o início.
O cliente de chips e uma fundição precisam ter laços e processos comerciais muito próximos, e Jeong Ki-tae explicou que os parceiros precisam trabalhar como se fossem casados ??para que as coisas tenham sucesso.
O CTO da Samsung Foundry também afirmou que é relativamente mais fácil para as empresas chinesas entrar no campo do processo de back-end na área de fabricação de chips. No entanto, eles precisam ter uma base diversificada de clientes ou uma empresa que possa fazer tanto front-end quanto back-end para que suas tecnologias tenham sucesso em escala, e ele sente que não é fácil para as empresas mais novas (chinesas) entrarem neste segmento de negócios extremamente competitivo e complexo.