MediaTek continua na liderança no mercado de chips para smartphones

mediatek-lancara-seu-primeiro-chip-usando-o-processo-de-3nm-da-tsmc-no-proximo-ano
Imagem: Gizchina

O mercado de chipsets é dominado por algumas empresas. No entanto, a MediaTek continua a dominar o mercado de chips para smartphones. A informação vem do estudo Global Smartphone Application Processor (AP) Market Share da Counterpoint (Via: Gizchina).

Apesar de a MediaTek dominar o mercado, a Qualcomm e a Apple são as duas empresas com maior poder no setor. De qualquer forma, a MediaTek lidera o mercado de chips para smartphones.

MediaTek domina mercado de chips de smartphones

Graças às colaborações com OEMs chineses importantes, como Vivo e Oppo, bem como ao sucesso de seu SoC Dimensity 9200 no mercado premium, a MediaTek conseguiu manter uma participação de mercado consistente de 35 a 40% nos últimos trimestres.

No entanto, devido a reduções de pedidos de fabricantes chineses significativos, ajustes contínuos de estoque de clientes e dificuldades macroeconômicas gerais, prevê-se que a indústria mundial de chipset desacelere no quarto trimestre de 2022.

Qualcomm e Apple continuam a dominar o mercado de chipsets, mas a MediaTek continua a deter a maioria do mercado

mediatek-continua-na-lideranca-no-mercado-de-chips-para-smartphones

A participação de mercado da Qualcomm aumentou ligeiramente de 27% para 31% no terceiro trimestre de 2022 em comparação com o terceiro trimestre de 2021, o que a mantém na liderança.

Após um relacionamento com a Samsung para o modelo Galaxy S23 no segmento premium. No entanto, os fatores macroeconômicos mencionados devem afetar a empresa no quarto trimestre de 2022.

A Apple, que melhorou do quarto trimestre de 2021 para o segundo trimestre de 2022 como resultado do lançamento do novo iPhone 14 Pro e suas variações com o chipset biônico A16, também conquistou uma grande participação de mercado.

Apesar dos efeitos do Covid-19 na cadeia de suprimentos chinesa, os modelos Pro foram particularmente bem-sucedidos. Com seus chipsets, a Apple deve levar vantagem no quarto trimestre de 2022.

Os chipsets são partes fundamentais dos smartphones. Assim, é um mercado que tende a crescer bastante, mediante tanta oferta. A verdade é que a busca por smartphones é maior a cada dia, o que pode fazer com que esse mercado cresça ainda mais nos próximos anos.

Esperamos que as empresas de chips continuem a lançar no mercado cada vez mais tecnologia em seus chips minúsculos, deixando os smartphones cada vez melhores para os usuários.

Novos relatórios devem surgir no próximo trimestre e, saberemos se a MediaTek continuará a liderar esse mercado tão importante para os fornecedores de smartphones e os usuários.