A Apple lançou o iPhone 14 com uma novidade no ano passado, com a capacidade de comunicação via satélite. A conectividade via satélite do smartphone é um daqueles raros recursos que você espera nunca precisar usar, mas ficaria grato por tê-lo quando o fizer. E, sim, algumas empresas de smatphones estão trabalhando em conectividade via satélite.
Conectividade via satélite para smartphones
O Android deveria ter sua revolução sat-com com o Snapdragon Satellite no segundo semestre de 2023, mas esse projeto não vai mais adiante porque a Qualcomm encerrou sua parceria com a Iridium. Ainda há uma esperança de que em breve teremos telefones com conectividade via satélite, e isso é reforçado pelo novo anúncio da OPPO de que o próximo carro-chefe do Find virá com recursos de conectividade por satélite.
A OPPO anunciou que o carro-chefe Find de próxima geração suportará a tecnologia de comunicação por satélite. Embora não seja explicitamente nomeado, presumimos que se refere ao recurso que chega ao OPPO Find X7 Pro.
A verdade é que o anúncio da OPPO não menciona mais detalhes sobre o cronograma ou suporte regional, por isso nos resta preencher projetando vazamentos e rumores. Inclusive, com o fim do Snapdragon Satellite, não se sabe a que parceiros tecnológicos a OPPO recorreu para trazer a comunicação por satélite para o seu dispositivo. Há rumores de que o telefone vem com o Snapdragon 8 Gen 3, então a tecnologia será compatível com os SoCs da Qualcomm de alguma forma.
No entanto, a OPPO não mencionou nada sobre o lançamento global do telefone. A OPPO optou por pular o lançamento internacional do carro-chefe anterior do Find X6 Pro, e nada até agora indica que o Find X7 Pro será lançado internacionalmente.
Lançamento do smartphone
Mesmo que o telefone seja lançado globalmente, a comunicação via satélite é um recurso restrito regionalmente. OEMs globais como a Apple concentraram o recurso nos EUA, enquanto o Snapdragon Satellite visava a América do Norte e a Europa.
No contexto de um anúncio na China e não globalmente, existe a possibilidade de que o recurso de comunicação via satélite permaneça restrito à China, mesmo que o telefone seja amplamente disponibilizado. Resta saber se a OPPO traz esta funcionalidade para mais mercados através do Find X7 Pro ou de uma das suas submarcas.
Esperamos que esse novo aparelho da Oppo chegue com esse novo recurso e que outras empresas o tragam em breve.