A Qualcomm apresenta Snapdragon Satellite para atender a um mercado global de dispositivos móveis premium.
A Qualcomm anunciou uma nova solução chamada Snapdragon Satellite chegando à sua principal plataforma móvel Snapdragon 8 Gen 2, que estará presente em telefones premium ainda este ano. Com o Snapdragon Satellite, os OEMs e provedores de serviços poderão oferecer “cobertura verdadeiramente global” por meio do espectro de banda L resistente aos problemas da Iridium.
Qualcomm anuncia Snapdragon Satellite para dispositivos móveis premium
Os dados que você poderá enviar por satélites não incluirão toda a amplitude de dados que você está acostumado a enviar em redes móveis normais. Em vez disso, o Snapdragon Satellite permitirá mensagens SMS de emergência e outros aplicativos de mensagens. Você também não deve esperar isso em seu telefone de porte médio. Isso porque a Qualcomm diz que chegará primeiro aos dispositivos premium, em regiões selecionadas.
“A conectividade robusta e confiável está no centro das experiências premium. O Snapdragon Satellite mostra nossa história de liderança em permitir comunicações globais via satélite e nossa capacidade de trazer inovações superiores para dispositivos móveis em grande escala”, disse Durga Malladi, vice-presidente sênior e gerente geral de modems celulares e infraestrutura da Qualcomm Technologies, Inc.
“Dar o pontapé inicial em smartphones premium no final deste ano, esta nova adição à nossa plataforma Snapdragon nos posiciona fortemente para habilitar recursos de comunicação via satélite e ofertas de serviços em várias categorias de dispositivos.”
Somente para dispositivos de última geração
Embora o hardware chegue inicialmente a telefones de última geração, a Qualcomm garantiu que o Snapdragon Satellite pode se expandir. Assim, poderemos esperar para outros dispositivos, incluindo laptops, tablets, veículos e IoT.
A empresa disse que os OEMs e desenvolvedores de aplicativos eventualmente poderão lançar serviços de marca que usam conectividade via satélite. No entanto, novamente, isso virá mais adiante pelo que parece. Além disso, a Qualcomm diz que o Snapdragon Satellite suportará redes não terrestres 5G (NTN) à medida que as constelações se tornarem mais amplamente disponíveis.