A Samsung, gigante da tecnologia, prepara o lançamento de um modelo que promete sacudir o mercado de dobráveis: o Galaxy Z Flip 7 FE. Este dispositivo, que deve ser apresentado ao público junto com seus irmãos mais robustos, o Galaxy Z Flip 7 e o Galaxy Z Fold 7, levanta questionamentos sobre a linha tênue entre inovação e reaproveitamento.
Samsung Galaxy Z Flip 7 FE
Renderizações que vazaram recentemente revelam um design familiar. A empresa parece ter adotado uma estratégia de “reciclagem”, utilizando componentes de modelos anteriores, similar ao que foi observado com o Galaxy Z Fold SE e o Galaxy Z Fold 6. A semelhança com o Galaxy Z Flip 6 é notável: dimensões, tamanho de tela e design quase idênticos, sugerindo que a tão esperada tela de capa maior do Galaxy Z Flip 7 pode não estar presente nesta versão.
No entanto, nem tudo é repetição. Espera-se que o Galaxy Z Flip 7 FE mantenha a estrutura de alumínio Armor, e possivelmente a mesma configuração de câmera dupla de 50 MP + 12 MP do modelo anterior. A grande diferença pode residir no processador: ao invés do Snapdragon 8 Gen 3, rumores apontam para o Exynos 2400e, uma versão mais enxuta do Exynos 2400, utilizado no Galaxy S24 e S24+.
Essa abordagem estratégica pode ser um movimento inteligente da Samsung para democratizar o acesso à tecnologia dobrável. Com um preço estimado algumas centenas de dólares abaixo do Galaxy Z Flip 7, o modelo FE busca atrair um público que anseia pela inovação dos dobráveis sem o alto custo dos modelos premium.
Apesar da estratégia de reaproveitamento gerar debates sobre a real inovação do modelo, é inegável que a samsung busca fortalecer sua presença no mercado de dobráveis e aumentar sua participação no mercado global de smartphones. A expectativa é que o Galaxy Z Flip 7 FE seja revelado em um evento Unpacked no segundo semestre do ano, possivelmente em julho ou agosto.