Quando o assunto é tecnologia, a Samsung vem liderando a inovação em smartphones, com seus designs dobráveis causando alvoroço no mundo da tecnologia. Mas, a empresa parece querer mais e, uma nova patente revela um de seus planos para o futuro. A Samsung acaba de patentear um sensor de câmera sob a tela.
Sensor de câmera sob a tela patenteado pela Samsung
Graças a uma colaboração exclusiva do pessoal do Teleprompeter com David (@xleaks7), foi descoberta uma patente que mostra exemplos de como as telas do futuro podem ser.
A Patente
Essa nova patente da Samsung aborda a questão da redução da qualidade da imagem e da experiência do usuário em dispositivos eletrônicos com câmeras sob a tela (UDCs). A tecnologia da empresa deve, definitivamente, melhorar a tecnologia já existente no mercado.
A verdade é que a área onde os sensores sob a tela são colocados, geralmente têm menos pixels para permitir que a luz alcance a câmera, o que leva a diferenças perceptíveis na qualidade da imagem e prejudica a experiência visual do usuário.
A patente descreve um dispositivo eletrônico com um painel de exibição que inclui uma câmera sob a exibição. Ele apresenta um IC de driver de exibição que ajusta a saída de imagens na área sobre a câmera com base em seus valores de luminância e gradação. Este sistema desliga pixels na área da câmera ou exibe uma imagem diferente para minimizar o impacto visual da área da câmera, melhorando assim a experiência de imersão do usuário.
Além disso, de acordo com o Teleprompter, a patente menciona que tal inovação pode ser aplicada tanto em telas dobráveis quanto em telas roláveis:
Referindo-se à FIG. 1, o dispositivo eletrônico 101 de acordo com várias modalidades da divulgação é ilustrado a título de exemplo não limitativo como um dispositivo eletrônico do tipo barra, mas pode ser implementado como um dispositivo eletrônico, como um dispositivo eletrônico do tipo deslizante, rolável ou dobrável.
Características principais
Componentes do dispositivo eletrônico: O dispositivo inclui uma câmera, uma tela com duas seções (uma seção cobre a câmera e a outra não) e um chip especial que controla a tela (chamado Display Driver IC ou DDI). Além disso, traz a um chip especial (DDI) que verifica o quão brilhante ou detalhada é a imagem na seção da tela que cobre a câmera.
O sensor sob a tela da Samsung ainda traz: controle de imagem com base em valores: o DDI decide se precisa alterar a imagem na seção coberta pela câmera com base no brilho ou nos detalhes encontrados; ajuste de saída; valores de luminância e gradação; experiência de usuário aprimorada; telas orgânicas emissoras de luz e; diferença de densidade de pixels;
Via: Teleprompter