Durante essa semana, a Samsung foi duramente criticada por, supostamente, ter usado fotos falsas da lua para promover o recurso zoom espacial do Galaxy S23 Ultra. As alegações vêm de um post no Reddit, que diz que o telefone aplicou detalhes inexistentes nas fotos da lua, fazendo com que parecessem mais detalhadas do que realmente eram. A Samsung respondeu essas acusações!
Samsung nega falsificação de fotos da lua e afirma que IA melhora qualidade de imagem e cores
A Samsung respondeu às acusações do post do Reddit, afirmando que o Galaxy S23 Ultra não aplica nenhuma sobreposição de imagem às fotos. Em vez disso, a tecnologia de otimização de cena baseada em IA reconhece a lua como o objeto principal e tira várias fotos para composição de vários quadros.
Segundo a empresa, a IA aprimora os detalhes da qualidade e das cores da imagem, resultando nas fotos detalhadas da lua que os usuários capturaram com o Galaxy S23 Ultra. Assim, as fotos não seriam falsas, apenas melhoradas pela IA.
Além disso, na resposta à postagem original do Reddit, a Samsung explicou que os usuários podem desativar o otimizador de cena baseado em IA, que desativará os aprimoramentos automáticos de detalhes nas fotos tiradas pelo usuário.
O pôster original no Reddit afirmou que, devido à aplicação de um desfoque gaussiano, não havia dados para o processador de sinal de imagem do Galaxy S23 Ultra ou algoritmos de fotografia computacional processar. No entanto, a foto exibida tinha muito mais detalhes do que a imagem original, levando a acusações de fotos falsas da lua.
A Samsung respondeu afirmando que o Galaxy S23 Ultra está usando AI/ML (rede neural treinada em centenas de imagens da lua) para recuperar/adicionar a textura da lua nas fotos da lua dos usuários. Enquanto alguns podem pensar que isso é simplesmente a capacidade da câmera, a Samsung explicou que não é.
O processamento feito pelo modelo relacionado ao espaço do Galaxy S23 Ultra provavelmente está descobrindo quais detalhes devem ser adicionados com base nas imagens da lua que foram alimentadas anteriormente.
Embora o resultado possa não ser uma representação verdadeira do que os sensores da câmera do Galaxy S23 Ultra podem capturar, a Samsung argumenta que as fotos da lua são aprimoradas com detalhes que a câmera não pode ver ou detectar.
Uso de IA para melhorar as fotografias da lua
A verdade é que o Galaxy S23 Ultra e sua IA estão adicionando detalhes e aprimorando artificialmente as fotos da lua, mas não estão simplesmente fingindo com uma imagem diferente. Ou seja, não se trata de uma imagem falsa, mas de uma imagem melhorada pela IA.
Se você considera esses aprimoramentos aceitáveis ou não, é uma questão de preferência pessoal. No entanto, a Samsung afirma que está comprometida em oferecer as melhores experiências fotográficas em qualquer condição, e a tecnologia de otimização de cena baseada em IA faz parte desse compromisso.
De qualquer forma, os usuários podem sim, sentirem-se lesados. Mas, não podem dizer que a Samsung está adicionando fotos falsas da lua. Além disso, caso queiram, podem desativar os recursos adicionados pela IA em suas fotos.