in

Snap Packaging da Canonical muda para compactação LZO

A mudança será para iniciar mais rápido.

O empacotamento Snap, um esforço de implantação de software liderado pela Canonical para Ubuntu e outras distribuições, atualmente depende da compressão XZ dos arquivos baseados em SquashFS. Porém tudo pode mudar em breve. O Snap Packaging da Canonical muda para compactação LZO para iniciar mais rápido.

Fazer uso da compressão LZO no snap resultará em tempos de inicialização mais rápidos mesmo ao custo de pacotes maiores.

Agora, queremos falar sobre outro marco importante – o uso de um novo algoritmo de compressão para snaps oferece melhoria de 2-3x nos tempos de inicialização do aplicativo! Para melhorar os tempos de inicialização, decidimos testar um algoritmo diferente – LZO – que oferece menor compactação, mas precisa de menos poder de processamento para completar a ação.

Snap Packaging da Canonical muda para compactação LZO, porém…

Snap Packaging da Canonical muda para compactação LZO

O LZO oferece menos capacidades de compressão do que o XZ, mas tem a vantagem de ser menos desgastante durante a descompressão e, portanto, mais rápido. O pacote Snap do navegador Chromium, por exemplo, tem cerca de 150 MB com compactação XZ. No entanto, olha só o que acontece com a versão compactada LZO: ele aumenta para cerca de 250 MB.

Testar em vários sistemas que eles encontraram usando LZO pode levar a inicializações de 40 ~ 74% mais rápidas para Snaps sobre XZ. É o que ocorre com o Snap of Chromium comprimido com LZO. Os testes ocorreram em um sistema Kubuntu 18.04 com o pacote Chromium DEB. As inicializações com compressão LZO no Fedora poderiam ser mais rápidas do que um pacote RPM comparável. “Estamos felizes com as melhorias que a compressão LZO apresenta. Ela permite que os usuários tenham uma experiência mais rápida e simplificada com seus snaps”, diz o comunicado oficial.

Mais detalhes no blog do Ubuntu sobre os planos do Snap em torno do LZO. Demora na inicialização de aplicativos Snap têm sido uma das reclamações comuns sobre os Snaps. Então, isso terá finalmente uma solução, embora com requisitos de armazenamento maiores.