in

Snapdragon 8cx da Qualcomm pode rivalizar com o M1 Silicon da Apple

O chip Snapdragon 8cx de próxima geração da Qualcomm pode rivalizar com o M1 Silicon da Apple

snapdragon-8cx-da-qualcomm-pode-rivalizar-com-o-m1-silicon-da-apple
Imagem: Qualcomm

A Apple pode ter arrumado um rival de peso para o seu chip M1Silicon, o Snapdragon 8cx da Qualcomm. O fabricante do chipset está supostamente trabalhando em uma nova plataforma para notebooks com Windows e dispositivos 2 em 1, um sucessor do Snapdragon 8cx de segunda geração.

- Anúncios -
snapdragon-8cx-da-qualcomm-pode-rivalizar-com-o-m1-silicon-da-apple
Imagem: Reprodução | XDA Developers

Chipsets da Qualcomm

Os chipsets da Qualcomm para Windows realmente não se comparam à Intel, AMD ou mesmo à Apple. A empresa conseguiu lançar apenas processadores que podem lidar com cargas de trabalho leves, por exemplo.

O Winfuture.de relatou no mês passado que a Qualcomm está trabalhando em SoCs de última geração mais poderosos para laptops com Windows. Encontrado em bancos de dados de importação e exportação com o número do modelo interno SC8280, diz-se que o chip está sendo testado em pelo menos duas variantes.

Uma nova atualização do relatório anterior agora sugere que a Qualcomm não está mais se concentrando em combinar núcleos de última geração e que economizam energia, como foi o caso com o Snapdragon 8cx e o Snapdragon 8cx segunda geração. O próximo processador poderia vir sem núcleos de economia de energia e, em vez disso, incluir uma combinação de dois clusters de núcleos de alto desempenho com clock de velocidades diferentes.

O Snapdragon SC8280XP, uma das duas variantes testadas, supostamente tem quatro núcleos high-end absolutos chamados “Gold +” rodando a 2,7 GHz, emparelhados com mais quatro núcleos high-end, que são referidos como núcleos “Gold” com clock 2,43 Ghz. Os núcleos de economia de energia dedicados não estão em lugar nenhum, o que significa que podemos esperar alto desempenho, mas menor eficiência de energia, por exemplo.

No entanto, existem também algumas amostras sendo testadas, semelhantes ao chip mencionado acima, mas com as velocidades de clock máximas dos núcleos de clock mais altos indo até 3GHz.

Além disso, o chipset também inclui uma NPU (Unidade de Processamento Neural) integrada para lidar com tarefas baseadas em IA com até 15 TOPs de desempenho. Esses chips estão sendo testados em laptops com designs de 14 polegadas e 32 GB de RAM, o que novamente é um salto do limite de 16 GB dos chips Snapdragon mais antigos feitos para sistemas Windows.

Entretanto, no momento, não há confirmação de quando esses chips serão anunciados oficialmente ou quando podemos esperar que eles equipem futuros laptops Windows e dispositivos 2 em 1.

Com informações de: XDA Developers

Written by Jardeson Márcio

Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias.
Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.

xiaomi-pode-trazer-telefone-com-carregamento-de-200w-em-breve

Xiaomi pode trazer telefone com carregamento de 200W em breve

gmail-para-android-agora-traz-animacao-na-acao-de-deslizar

Gmail para Android permite copiar e colar endereços de e-mail de forma mais fácil