Categorias

Android

Games

Notícias Linux

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias Linux

06/01/2021 às 08:00

5 min leitura

Avatar Autor
Por Leonardo Santana

Snapdragon x Exynos: qual é o melhor?

samsung-exynos-serao-construidos-baseados-na-nova-arquitetura-arm

Apesar dos esforços da Samsung para tornar a série Exynos melhor, a série de processadores Snapdragon da Qualcomm sempre conseguiu ficar quase uma geração à frente dos Exynos da Samsung. Vamos fazer uma comparação entre o Snapdragon e o Exynos e descobrir qual é o melhor.

Embora seja verdade que a Samsung fabrica seus próprios SoCs, a Qualcomm entrega os projetos à TSMC para fazer o processo de fabricação. Quando as empresas de smartphones projetam seus processadores, não o fazem do zero.

Em vez disso, elas se dirigem ao ARM, que usa o RISC (Reduced Instruction Set Computer). Este conjunto de instruções é a razão pela qual conseguimos construir um smartphone.

Snapdragon x Exynos: qual é o melhor?

A ARM chama seus núcleos de processador de Cortex e os fornece para a Qualcomm e a Samsung. A Samsung os modifica e os chama de Mongoose, enquanto a Qualcomm os chama de núcleos Kryo; ambos são um pouco mais rápidos do que os núcleos Cortex padrão.

Snapdragon x Exynos: qual é o melhor?

Apesar dos esforços da Samsung para tornar a série Exynos melhor, a série de processadores Snapdragon da Qualcomm sempre conseguiu ficar quase uma geração à frente dos Exynos da Samsung.

A mais recente adição à família Kryo é o núcleo Kryo 680: um Cortex-X1 modificado, que, afirma a Qualcomm, é 23% mais rápido do que um Cortex-X1 padrão e o M5 da Samsung. Assim, a Qualcomm acaba batendo a Samsung no desempenho de CPU a cada ano.

Os SoCs da Qualcomm também acabam superando os processadores Exynos no desempenho da GPU por uma margem enorme. Isso ocorre por causa da GPU personalizada que a Qualcomm agrupa com seus SoCs, que é chamada de Adreno, que supera as GPUs Mali da ARM usadas em processadores Exynos por uma margem incrivelmente grande.

Os problemas com os processadores Exynos não param por aí. Além do desempenho inferior, os processadores Exynos também tendem a esquentar muito. Portanto, os processadores Qualcomm Snapdragon são melhores do que o Samsung Exynos em quase todos os aspectos.

Fossbytes

Profissional da área de manutenção e redes, astrônomo amador, eletrotécnico e apaixonado por TI desde o século passado.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.