Snaps & Ubuntu Core Desktop são temas do FOSDEM 2024

Snaps & Ubuntu Core Desktop são temas do FOSDEM 2024. O engenheiro da Canonical Till Kamppeter esteve na FOSDEM 2024 no último fim de semana na Bélgica para falar sobre o formato de empacotamento Snap liderado pelo Ubuntu Linux, bem como seu trabalho contínuo em torno do Ubuntu Core Desktop para fornecer um sistema operacional totalmente baseado em Snap.

Até agora, a maioria de vocês provavelmente já é bem versada em Snaps para Ubuntu e está no acampamento que os ama ou os odeia. O Snap é uma alternativa ao Flatpak, mas em grande parte com objetivos semelhantes, embora diferenças em como eles chegam lá. Embora mais comumente associado a sistemas Ubuntu, os Snaps também são executados em outras distribuições Linux e, recentemente, a Canonical começou a garantir uma experiência de distribuição mais diversificada para uso do Snap.

Snaps & Ubuntu Core Desktop são temas do FOSDEM 2024

A apresentação do FOSDEM 2024 também se concentrou no Ubuntu Core Desktop como seu sistema operacional totalmente baseado em Snap em desenvolvimento. Do kernel ao carregador de inicialização e outros componentes de baixo nível como gadget Snaps, tudo é um Snap até os ambientes de desktop. Isso se baseia no Ubuntu Core existente para fornecer um sistema operacional de desktop Snap’ed completo.

Ainda a ser abordado para o Ubuntu Core Desktop é suporte proprietário de driver NVIDIA, ferramentas de configuração de impressora, aplicativos de scanner, mais ferramentas de desenvolvimento como Snaps, suporte a criptografia de disco completo TPM, gerenciamento remoto, integração com o Active Directory e outros trabalhos de infraestrutura.

Aqueles que quiserem saber mais sobre o estado do Snaps e da Canonical focados nesta tecnologia de aplicativos em área restrita em 2024 podem fazê-lo por meio da apresentação FOSDEM.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile