Notícias

09/11/2021 às 19:00

6 min leitura

Avatar Autor
Por Jardeson Márcio

Softbank planeja carregamento sem fio usando antenas 5G

A empresa quer testar o carregamento sem fio de smartwatches e fones de ouvido usando a energia transmitida por antenas 5G

Softbank planeja carregamento sem fio usando antenas 5G

A gigante japonesa da tecnologia SoftBank tem planos bem ambiciosos. A empresa planeja testar o carregamento sem fio de smartwatches e fones de ouvido usando a energia transmitida por antenas 5G.


A ideia é que esses pequenos componentes eletrônicos sejão carregados automaticamente assim que o usuário se aproximar de uma estação 5G móvel e o carregamento continuará enquanto eles estiverem dentro do alcance. De acordo com os primeiros detalhes técnicos compartilhados pelo Nikkei Asia (Via: BleepingComputer), esse alcance será de cerca de 10 metros, mas o raio será estendido para 100 metros.

softbank-planeja-carregamento-sem-fio-usando-antenas-5g

Considerando as discussões que ocorreram em torno da segurança 5G nos últimos anos, a proposta de fornecer energia por meio de ondas eletromagnéticas e dispositivos de carregamento posicionados bem na cabeça do usuário provavelmente terá algum recuo. No entanto, a tecnologia, se “ajustada” pode ser muito aproveitada, já que ficar preso à tomadas não é uma das melhores coisas do mundo.

No entanto, para amenizar quaisquer preocupações, a SoftBank explica que usarão apenas cerca de 1 miliwatt de potência, o que não é suficiente para causar danos ou efeitos negativos no corpo humano mesmo após longos períodos de exposição, por exemplo.

Com uma carga elétrica tão pequena, não espere “velocidade” no carregamento. A empresa diz que, a carga elétrica será enviada para wearables compatíveis na banda de frequência de 28 GHz, uma das duas bandas de alta frequência (junto com 26 GHz) usadas na tecnologia de comunicação 5G.

A tecnologia de carregamento não é fisicamente diferente do que já foi testado e aprovado como totalmente seguro para uso em ambientes urbanos. A SoftBank está apenas planejando tirar proveito de uma tecnologia que será onipresente no Japão, onde 200.000 estações base 5G estão planejadas para instalação.

A unidade de controlador de carregamento que será instalada dentro dessas estações será desenvolvida em conjunto pela SoftBank, a Universidade de Kyoto, o Instituto de Tecnologia de Kanazawa e o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação, aponta o BleepingComputer.

O governo quer testar essa nova tecnologia de carregamento sem fio primeiro em ambientes fechados e, se tudo correr de acordo com o plano, ela será licenciada para uso externo em 2024. Ou seja, um curto espaço de tempo para testes.

5G: Uma era sem fios, inclusive para o carregamento de dispositivos

Além de ficar com a bateria dos fones de ouvido carregada o dia todo, enquanto caminha por Tóquio e ouve música, por exemplo, a possibilidade de novas tecnologias, como etiquetas eletrônicas e sensores de saúde, também será desbloqueada, lembra o BleepingComputer.

A Xiaomi também apresentou algo semelhante em janeiro passado, chamando-o de Mi Air Charge, dizendo que pode ser usado para carregar dispositivos eletrônicos remotamente sem a necessidade de cabos ou suportes de carregamento sem fio.

Sua implementação usa um conjunto de 144 antenas minúsculas que transmitem ondas milimétricas diretamente para telefones por meio de beamforming, carregando-o remotamente em 5 Watts.

No entanto, a tecnologia de carregamento pela rede 5G parece bem mais interessante.

Via: BleepingComputer

Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.