Software de desenho e edição de imagens Pinta ganha atualização

Pinta, o software de desenho e edição de imagens de código aberto e multiplataforma para GNU/Linux, Mac, Windows e BSD, acaba de receber outra atualização robusta. Portanto, o software de desenho e edição de imagens Pinta ganha atualização.

No ano passado, o programa Pinta recebeu uma atualização importante após 5 anos parado. Portanto, agora os desenvolvedores da Pinta informam sobre o lançamento e disponibilidade geral da Pinta 1.7.1. Sendo assim, este é o primeiro lançamento pontual vindo mais de quinze meses após a Pinta 1.7.

A nova versão é principalmente uma atualização de correção de bug, mas também traz alguns novos recursos, como a capacidade de rolar a tela horizontalmente mantendo pressionada a tecla Shift enquanto usa a roda do mouse ou a capacidade de aumentar e diminuir o zoom de uma imagem sem pressionar Ctrl chave.

Além disso, a versão Pinta 1.7.1 permite aos usuários trocar as cores da paleta primária e secundária pressionando X, bem como mover por um único pixel nas ferramentas Mover Pixels Selecionados e Mover Seleção usando as teclas de seta, e restringir uma imagem para uma escala uniforme ao dimensionar por meio da ferramenta Mover Pixels Selecionados com a tecla Shift.

Software de desenho e edição de imagens Pinta ganha atualização

Por outro lado, a nova atualização apresenta uma caixa de diálogo mais amigável ao tentar abrir um formato de arquivo não suportado e atualiza a caixa de diálogo Sobre para permitir que os usuários copiem facilmente as informações da versão para a área de transferência para relatórios de bug.

Entre outras mudanças dignas de nota, Pinta 1.7.1 melhora as mensagens de erro quando o usuário não lê ou escreve as permissões para um arquivo, melhora as dicas de ferramentas para abas para também mostrar o caminho completo do arquivo, torna mais alternar entre ferramentas que compartilham o mesmo atalho consistente e melhora o manuseio de falhas de alocação de memória para imagens grandes.

Vários bugs foram corrigidos nesta atualização para também melhorar a funcionalidade de Corte Automático, a ferramenta Lápis, a ferramenta Texto, as ferramentas Forma, a ferramenta Mover Pixels Selecionados, bem como para resolver alguns travamentos e outros incômodos. Mais detalhes sobre essas correções de bugs podem ser encontrados nas notas de versão completas.

Você pode baixar o Pinta 1.7.1 agora mesmo do site oficial como um binário universal Snap (sudo snap install pinta) ou Flatpak que pode ser instalado em praticamente qualquer distribuição GNU/Linux. 

Os desenvolvedores recomendam esses formatos de pacote universais ao invés do pacote DEB porque a instalação pode resultar em uma experiência ruim devido ao fato de que o Pinta requer a última versão do Mono, que está faltando em muitas distribuições GNU/Linux.

Via 9to5Linux

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile