Software encontrado em sistemas Android está coletando e enviando dados para China

Software encontrado em sistemas Android está coletando e enviando dados para China

A empresa de segurança, Kryptowire, informou que certos dispositivos Android contêm um software pré-instalado que coleta e envia dados pessoais, tais como textos, localização geográfica, registros de chamadas, fotos, vídeos, etc, para China.

Não se sabe ao certo o que é feito com esses dados, mas há duas teorias possíveis: a primeira que são usados para fins publicitários e a segunda que são enviados para o governo chinês, segundo os relatórios do The New York Times.

O software em questão foi desenvolvido pela empresa chinesa Shanghai Adups Technology e, segundo os funcionários, o código é executado em mais de 700 milhões de telefones, carros e outros dispositivos Android.
A Kryptowire descobriu o software após um de seus funcionários adquirir o aparelho celular BLU R1 HD da companhia BLU Products. Durante o processo de configuração do celular, o comprador observou uma “atividade de rede incomum” e após uma semana de uso, o celular estava enviando mensagens para um servidor, registrado pelo Adups, localizado em Xangai.
Segundo a BLU Products, o software foi removido de seus smartphones, assim que eles foram informados pelos analistas de segurança.
De acordo com o diretor executivo da BLU, com sede na Flórida, Samuel Ohev-Zion, a presença do software era algo que eles não tinham conhecimento.

“Era obviamente algo que não estávamos cientes. Nós nos movemos muito rapidamente para corrigi-lo. “

Ele acrescentou que a Shanghai Adups Technology lhe assegurou que todas as informações tiradas de clientes da BLU haviam sido destruídas.

Vale mencionar que a Shanghai Adups Technology desenvolve softwares para outras fabricantes de celulares como ZTE e Huawei, que vendem seus smartphones em todo o mundo, não apenas na China.


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Share This Article
Follow:
Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.
Sair da versão mobile