in

Solus 4 lançado oficialmente com o Budgie Desktop atualizado

Além disso, o novo Solus possui o kernel Linux 4.20

Solus 4 lançado oficialmente com o Budgie Desktop atualizado

O Solus Project anunciou a disponibilidade imediata para o download do tão esperado sistema operacional baseado em Linux Solus 4. O Solus é conhecido por seu ambiente de desktop “Budgie”. Ele chega com algumas otimizações de desempenho no Clear Linux e vários aprimoramentos de usabilidade e muito mais para aprimorar sua experiência de desktop.

Características

O Solus 4 “Fortitude” vem com um desktop Budgie atualizado baseado em GTK, Firefox 65, LibreOffice 6.2, o kernel Linux 4.20.16, GNOME MPV 0.16 e Mesa 19.0. 

2019/03 / Budgie 10 / Modo Cafeína
Novo no Budgie Desktop é um “Modo de Cafeína” que garante que o sistema não suspenda/bloqueie/escureça, e outros pequenos ajustes para melhorar a experiência para aqueles que estão “trabalhando duro” e tentando não serem interrompidos.

2019/03 / Budgie 10 / Icon Lista de Tarefas Popover

O Budgie 10.5 também traz um miniaplicativo de lista de tarefas de ícones atualizado, melhorias no centro de notificações/widgets Raven, gerenciamento aprimorado de notificações e várias melhorias de estilo em seus elementos personalizados.

Mais detalhes e muitas imagens das mudanças do Solus 4 podem ser encontradas no anúncio oficial de lançamento em getsol.us.

Histórico desta versão

Todo o processo de desenvolvimento da versão 4 demorou mais de um ano de produção. Ele pode ser instalado em seu computador sem precisar baixar centenas de atualizações.

No entanto, como um sistema operacional lançado, os usuários do Solus não precisam baixar o Solus 4 para atualizar suas instalações. Porém, terão de garantir que eles tenham todas as atualizações e correções de segurança mais recentes instaladas em seus computadores. Então, se você tem uma instalação atualizada do Solus, você já está executando o Solus 4.

Aqui está o que há de novo no Solus 4

2019/03 / Budgie 10 / Apps de Som

  • O mais recente e melhor ambiente de desktop Budgie 10.5 com refinamentos para o Centro de Software, Menu Budgie e Calendário;
  • Novo applet do Modo Cafeína;
  • Grande atualização para o applet IconTasklist;
  • Melhorias no centro de notificação Raven, bem como melhor gerenciamento de notificações.
  • O ambiente de desktop Budgie 10.5 também vem com widgets Sound completamente reescritos e reprojetados;
  • Ampla variedade de opções de personalização;
  • Nova seção de Configurações do Budgie Desktop para personalizar o Raven;
  • Novas opções para a seção Windows e um estilo GTK muito aprimorado.

Acreditamos firmemente que a Budgie deve fornecer uma experiência de desktop equilibrada e personalizada para nossos usuários, permitindo um nível razoável de personalização imediata e capacitar nossos usuários (e downstreams como o Ubuntu Budgie) a abrir um mundo de possibilidades com applets Budgie, disse Joshua Strobl.

Sabores

Solus 4 lançado oficialmente com o Budgie Desktop atualizado

Os sabores GNOME e MATE agora vêm com o tema Plata (Noir) GTK por padrão, o tema Oblivion agora está habilitado por padrão para o editor de texto Gedit no sabor GNOME, e o sabor MATE foi atualizado para o mais recente ambiente de desktop MATE 1.20. Por outro lado, a edição do KDE Plasma ainda é experimental e acompanha o ambiente de desktop KDE Plasma 5.15.

Como foi citado, o Solus 4 é alimentado pelo kernel Linux 4.20.16 e pela pilha de gráficos Mesa 19.0, que fornece suporte imediato para APUs AMD Picasso e AMD Raven2, GPUs AMD Radeon Vega20, bem como suporte aprimorado para GPUs AMD Radeon Vega10 e CPUs Intel Coffee Lake e Ice Lake.

Os componentes principais atualizados no Solus 4 incluem:

  • a pilha multimídia FFMpeg 4.1.1;
  • navegador web Mozilla Firefox 65.0.1;
  • e-mail e cliente de notícias Mozilla Thunderbird 60.5.2;
  • suíte de escritório LibreOffice 6.2.1.2;
  • reprodutor de mídia VLC 3.0.6;
  • Rhythmbox 3.4. 3 reprodutor de música (somente edição GNOME);
  • e reprodutor de mídia GNOME MPV 0.16 (somente edição MATE).

Como esperado, o Solus 4 está disponível em quatro versões com os ambientes de desktop Budgie, GNOME, KDE Plasma e MATE, que você pode baixar agora mesmo através do site oficial. O Solus 4 é suportado apenas em computadores de 64 bits até que o Solus 5 seja lançado.

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Linus Torvalds inicia desenvolvimento do kernel 5.1

Linus Torvalds inicia desenvolvimento do kernel 5.1

Confira as novidades da semana no KDE Plasma

Confira as novidades da semana no KDE Plasma