in

Solus divulga planos para 2019

Solus divulga planos para 2019

O projeto Solus apresentou alguns de seus grandes planos para o ano, desde o ambiente de desktop Budgie baseado em GTK, até o lançamento esperado com grande expectativa da distribuição Solus 4 Linux. Assim, a ideia é trabalhar em novos componentes de software durante o ano. Neste post, veja que o projeto Solus divulga planos para 2019.

Roteiro de planejamento

Solus anuncia melhorias na área de trabalho Budgie
Grupo de notificações do Solus Budgie

O projeto Solus publicou um roteiro detalhado para 2019 que é dividido por trimestre. Algumas de suas esperanças para este ano calendário incluem: 

  • O desktop Budgie 10.5 está “efetivamente completo” além de atualizações de tradução. Deve sair nas próximas semanas;
  • Solus 4 é esperado para lançamento neste trimestre;
  • O Qualus Hardware do Solus Linux terá compatibilidade do kernel de hardware e o estado de configuração do kernel deve ter uma versão beta-estável este mês;
  • O trabalho começará no próximo mês. Ele será focado na compilação e na ferramenta de empacotamento do Ypkg 3;
  • O desenvolvimento do Budgie 11 deverá começar em abril. O Budgie 11.0 deve, então, ver as criações alfa começarem no terceiro trimestre e as versões beta no quarto trimestre;
  • Planos para reescrever o Solus Software Center em C e GTK3. No processo, também suporta Snaps e Flatpaks por meio de uma arquitetura de plug-in;
  • Por volta de abril também deve trazer trabalho em seu gerenciador de pacotes de próxima geração “Sol”. O desenvolvimento do Sol deve durar a maior parte do ano.
Um dos responsáveis pelo projeto Solus, Joshua Strobl, disse:

Espero que o Budgie 10.5 esteja pronto para ser lançado nas próximas semanas, o que também significa que o Solus 4 também será lançado , finalmente nos afastando do lançamento do Solus 3.xe da subseqüente atualização do ISO. Veja nossa postagem do blog In Full Sail sobre como lançamos novas versões do Solus.

Fevereiro será gasto na ativação do suporte ao GNOME 3.30 de uma maneira que deve manter a compatibilidade com a pilha do GNOME 3.28 (como o libmutter-2). Com essa atualização, também estaremos marcando um lançamento do Budgie 10.5.1 e lançando o Solus 4.1 ao lado dele.

Dependendo do cronograma de lançamento e das alterações do GNOME 3.32, também poderemos ver um lançamento do Budgie 10.5.2 em março, diz o anúncio.

Todos os planos para 2019 podem ser encontrados em GetSol.us .

Escrito por Claylson

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Purism anuncia Pureboot para proteger o Linux

Purism anuncia novos notebooks com processadores Intel 7ª geração e opção 4k

Desenvolvedores do GNOME testam tema GTK3 revisado

Desenvolvedores do GNOME testam tema GTK3 revisado