Sony contribui com uma melhoria de desempenho para o driver exFAT Linux

O driver do sistema de arquivos exFAT para o kernel Linux continua amadurecendo com novos recursos, correções e melhorias de desempenho. A mais recente mudança do driver Linux exFAT que vale a pena mencionar é uma melhoria significativa de desempenho desenvolvida por um engenheiro da Sony.

Para quando um sistema de arquivos exFAT é montado em seu modo “dirsync”, a melhoria reduz as solicitações de bloco ao zerar um cluster. Por sua vez, essa manipulação aprimorada de solicitações de blocos leva a 73% e melhorias de desempenho superiores para testes realizados pelo engenheiro da Sony Yuezhang Mo em uma plataforma de teste Arm com armazenamento em cartão SD que é comum para o uso do sistema de arquivos Microsoft exFAT.

Sony contribui com uma melhoria de desempenho para o driver exFAT Linux

O exemplo de teste simples estava criando muitos diretórios e a melhoria de tempo ao extremo com um tamanho de cluster de 256 KB caiu de 11 minutos e 22 segundos para apenas 1 minuto e 39 segundos. Ou mesmo com um tamanho de cluster de 64 KB para exFAT, a criação de mil diretórios caiu de 3 minutos e 34 segundos para apenas 56 segundos.

patch foi colocado na fila esta semana como parte do ramo de desenvolvimento do driver do sistema de arquivos Linux exFAT. Por sua vez, essa melhoria de desempenho deve chegar ao kernel Linux 5.19 em breve, até meados deste ano.

Suporte ao driver gráfico Intel Raptor Lake P Linux sendo preparado para Linux 5.19

Com o kernel Linux 5.19, haverá o suporte inicial do driver gráfico para Raptor Lake S com o lote inicial de IDs PCI sendo adicionados. Neste sentido, apareceu em forma de patch e ainda potencialmente chegando à linha principal na v5.19 o suporte ao Raptor Lake P.

Semelhante ao Alder Lake P e anterior, a variante Raptor Lake P deve ser para os “laptops finos e leves de desempenho” da próxima geração. Enviado hoje foi o código que adiciona o lote inicial de IDs de dispositivo PCI Raptor Lake P (RPL-P) ao driver gráfico do kernel i915. 

O patch observa da perspectiva do driver do kernel, “RPL-P se comporta de forma idêntica ao ADL-P”. Assim, menos de duas dúzias de novas linhas de código para habilitação do Raptor Lake P. Todos os mesmos caminhos de código de driver como Alder Lake P devem ser seguidos.

O lote inicial de IDs PCI do Raptor Lake P é 0xA720, 0xA721, 0xA7A0, 0xA7A1, 0xA7A8 e 0xA7A9. Isso não significa necessariamente que haverá seis configurações gráficas distintas para o Raptor Lake P, mas algumas podem ser reservadas para modelos de engenharia e/ou variantes futuras, mas não planejadas.

De qualquer forma, é bom ver esse patch por aí agora iniciando o suporte ao Raptor Lake P, semelhante aos patches do Raptor Lake S reunidos nas últimas semanas. Espera-se que a Intel lance o Raptor Lake no final de 2022. Espera-se que o Raptor Lake venha em configurações com até 24 núcleos e 32 threads por meio da mistura de núcleos P e E, enquanto os recursos gráficos devem ser semelhantes aos do Gen12 Alder existente Gráficos do lake.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile