Sony PlayStation Q-Lite: Veja os primeiros conceitos desse portátil!

Portátil Sony tem algumas limitações

As últimas notícias apontam que a Sony está desenvolvendo um novo PlayStation portátil, chamado Q-Lite. No entanto, este pode não ser o que todos os fãs esperavam. A Sony teve um começo glorioso com o PSP, mas falhou miseravelmente com o PS Vita e acabou abandonando o console.

Os consoles portáteis estão em alta novamente graças ao sucesso contínuo do Nintendo Switch e também ao lançamento do Steam Deck. Existem muitas marcas lançando dispositivos de jogos portáteis feitos para jogos em nuvem, enquanto outras estão preparando PCs portáteis como o Steam Deck. Vendo o potencial deste mercado, a Sony está chegando em breve com o PlayStation Q-Lite (codinome), mas novamente não é o retorno glorioso que você esperava.

PlayStation Remote Play: artes conceituais do dispositivo

De acordo com os novos relatórios, o dispositivo com o codinome Q Lite não é exatamente um console portátil. Os rumores dizem que será desenvolvido como uma “extensão portátil” do PS5.

Desde os dias do PS3, a Sony tentou empurrar seu Remote Play. Anteriormente, era exclusivo para dispositivos Sony e PS Vita, mas alguns anos atrás, a empresa decidiu abri-lo para mais dispositivos. Agora, a Sony parece estar preparando um novo hardware feito exclusivamente para rodar o Remote Play. Parece um pouco inútil, afinal, você pode fazer o mesmo com um smartphone comum executando o aplicativo Remote Play. Ele tem recursos extras, claro, mas ainda assim, você pode fazer o mesmo com um smartphone emparelhado com o controle DualSense.

Enquanto o aparelho não são lançados, e não temos uma confirmação sobre suas funcionalidades, os fãs ficam sonhando com esse retorno à categoria de portáteis. À luz desses rumores, uma série de artes conceituais começou a aparecer na web. Os fãs estão imaginando o design deste novo produto e, claro, fazendo algo que esteja alinhado com o design do PS5.

A primeira arte conceitual abaixo imagina o produto como “PS5 Go”. Na verdade, faz sentido, pois é apenas uma maneira de jogar o PS5 On-the-Go.

Vale a pena notar que, apesar de fazer o conceito, nem todos os fãs estão entusiasmados com este produto. Afinal, se acabar sendo um aparelho feito exclusivamente para PS5 Remote Play, será bem limitado. Isso não é o que a maioria dos fãs esperava de um novo PlayStation Handheld.

Sony PlayStation Q-Lite: um portátil tem algumas limitações

De acordo com os rumores, o novo portátil PlayStation virá basicamente como um controle “Dual Sense” que possui uma enorme tela de 8 polegadas. Ele terá os mesmos gatilhos adaptativos e feedback tátil imersivo.

Além disso, haverá também um conector de áudio separado de 3,5 mm. Ao contrário do Steam Deck e do Nintendo Switch, ele suporta resolução de 1080p. Não sabemos se a tela suportará entrada por toque. Os detalhes ainda são escassos, afinal, a Sony não fez nenhuma declaração oficial a respeito deste console portátil.

Esse dispositivo funcionará como uma segunda tela para o PS5, que exigirá uma conexão constante com a internet para funcionar. Provavelmente será internet Wi-Fi. Além disso, o dispositivo parece ter algumas desvantagens quando o comparamos com jogar num smartphone com Remote Play. A maioria dos dispositivos Android e iOS suporta Dual Sense. Assim, você pode jogar facilmente o PS5 na tela do seu smartphone enquanto estiver em outros lugares. O Q Lite tem alguns recursos sofisticados, mas parece sem muitos recursos nesse momento.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Sair da versão mobile