Sound Open Firmware 2.2.1 lançado com preparativos para Intel Raptor Lake

Conheça as novidades deste recurso.

O Sound Open Fimware já tem quatro anos como o que começou como a Intel pressionando por um firmware mais aberto em torno de DSPs de áudio. Desde então, vimos a Mediatek começar a oferecer suporte a “SOF”, bem como alguns hardwares AMD que suportam Sound Open Firmware. Saiu agora o SOF 2.2.1 como o mais recente deste projeto de código aberto sob o guarda-chuva da Linux Foundation. Então, o Sound Open Firmware 2.2.1 foi lançado com preparativos para Intel Raptor Lake.

O Sound Open Firmware continua a ser apoiado por empresas como Intel, Google, Mediatek, NXP, AMD, Realtek e outros fornecedores para adotar firmware DSP de áudio de código aberto e ferramentas/infraestrutura de desenvolvimento relacionadas. Aqueles que não estão familiarizados com este grande projeto de código aberto podem visitar sofproject.org para saber mais.

Lançado em julho foi o Sound Open Firmware 2.2 com muitas melhorias, enquanto esta manhã está o SOF 2.2.1 como uma pequena atualização.

Sound Open Firmware 2.2.1 lançado com preparativos para Intel Raptor Lake

SOF 2.2.1 suporta atualizações de topologia para SoundWire para as plataformas Apollo Lake e Gemini Lake da Intel com o codec ES8336 e também adiciona a plataforma “RPL” Raptor Lake da Intel. 

As adições de topologia do Raptor Lake estão lá, bem como as definições iniciais de plataforma para este próximo sucessor dos processadores Intel 12th Gen Core “Alder Lake”. Além dessas mudanças, é apenas outro pequeno trabalho portado para a v2.2.1.

SOF 2.2.1 pode ser baixado do GitHub.

Sound Open Firmware 2.2.1 lançado com preparativos para Intel Raptor Lake

Fedora vai mudar para o moderno driver de áudio “Sound Open Firmware” da Intel

O Fedora 34 está planejando mudar para o moderno driver de áudio Sound Open Firmware da Intel. A mudança não é sem razão de ser. O Sound Open Firmware deve estar em boa forma agora e ser superior ao driver de som existente. Isso ocorrerá antes que a Intel mude para o código do driver SOF da Intel por padrão no kernel upstream. No entanto, essa mudança foi observada pela primeira vez pelos usuários do Fedora.

Nos últimos anos, a Intel vem investindo no desenvolvimento do Sound Open Firmware. Como diz o nome, o firmware de som agora é de código aberto. Esse esforço em torno do Low Power Engine (LPE) da Intel começou com os dispositivos da era Bay Trail/Cherry Trail. Além disso há um esforço SoF contínuo para hardware mais recente.

O padrão atual do kernel e outras distribuições é usar a solução de firmware “SST” existente. Por outro lado, o plano é fazer a transição para o uso da solução SoF de código aberto com seu driver moderno. Há um driver de kernel separado para cada solução de firmware, em vez de apenas trocar um blob de firmware proprietário por firmware de código aberto.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile