in

SpaceX lança mais 60 satélites da rede de internet Starlink

O primeiro estágio do foguete Falcon 9 não conseguiu pousar na balsa.

Internet da rede Starlink da SpaceX se prepara para usuários beta
Imagem: Reprodução | Fossbytes.

A SpaceX enviou outro lote de satélites da rede de internet Starlink para a órbita ontem, mas o primeiro estágio de seu foguete Falcon 9 não conseguiu pousar na balsa no meio do oceano.

SpaceX lança mais 60 satélites da rede Starlink

A empresa espacial de Elon Musk alcançou seu objetivo principal de enviar mais 60 satélites para o seu serviço global de banda larga no espaço, elevando o número total de satélites Starlink em órbita baixa da Terra para quase 300.

Um objetivo secundário da quinta missão Starlink, como na maioria dos lançamentos da SpaceX, era recuperar o primeiro estágio do Falcon 9 aterrissando-o em uma balsa estacionada no Oceano Atlântico. Mas desta vez o foguete errou o alvo por pouco. Na transmissão ao vivo da aeronave vimos fumaça ou vapor do lado direito da imagem da câmera quando o Falcon 9 fez seu “pouso suave nas águas”.

Talvez tenha acontecido o mesmo que o mostrado no vídeo abaixo:

A SpaceX informou durante a transmissão que o foguete parece estar intacto e flutuando no oceano. Porém, ainda não está claro se ele pode ser recuperado. O booster teve uma boa vida útil, já tendo lançado três missões anteriores da SpaceX em 2019 antes da missão Starlink de ontem. Se tivesse aterrissado com sucesso, teria sido o 50º pouso de sucesso da empresa. Portanto, vamos ter que esperar até o próximo lançamento planejado do Falcon 9 em 2 de março para ver esse marco.

SpaceX lança mais 60 satélites da rede de internet Starlink
Uma visão dos primeiros 60 satélites Starlink da SpaceX em órbita, ainda em configuração empilhada, com a Terra como pano de fundo azul brilhante em 23 de maio de 2019. Imagem: SpaceX.

Novos satélites de internet em órbita

Quanto aos satélites Starlink, eles foram implantados com sucesso logo após o pouso errado do primeiro estágio. Eles ficarão visíveis do solo nos próximos dias, mas depois começarão a subir à altitude operacional. Se você quiser ver os brilhantes e controversos “trens” Starlink percorrendo seu caminho, confira esta cartilha sobre como localizá-los.

O próximo lançamento de satélites de internet da rede Starlink pela SpaceX está marcado para março, após a missão do Falcon 9 de 2 de março para reabastecer a Estação Espacial Internacional.

Fonte: CNET

Leia também:

Como a SpaceX usa o Linux para controlar seus foguetes e espaçonaves

Escrito por Leonardo Santana

Profissional da área de manutenção e redes, astrônomo amador, eletrotécnico e apaixonado por TI desde o século passado.

Fedora 32 entra na fase Final Freeze

Imagem de 32 bits ARM Xfce do Fedora é rebaixada enquanto Fedora Workstation AArch64 avança

Membros do Hamas tentam invadir telefones de soldados israelenses se passando por mulheres atraentes nas redes sociais

Membros do Hamas tentam invadir telefones de soldados israelenses se passando por mulheres atraentes nas redes sociais