SpaceX lançou 60 satélites para oferecer Internet do espaço com Starlink

Por Redação SempreUpdate 4 minutos de leitura

A SpaceX lançou esta semana um total de 60 novos satélites para a Starlink, que se juntarão aos outros 60 que a empresa lançou no meio do ano para oferecer Internet via satélite.

Além disso, a empresa já provou que o sistema funciona e agora eles deram um novo passo para lançar seu serviço.

Vista dos 60 satélites da Starlink da SpaceX em órbita, ainda empilhados, com a Terra como um plano de fundo azul brilhante em 23 de maio de 2019. Foto: SpaceX

Então, os primeiros 60 satélites foram lançados em maio, e Elon Musk publicou o primeiro tweet usando essa rede apenas alguns dias atrás.

A rede inicialmente teria cerca de 12.000 satélites, mas a empresa já solicitou permissão para lançar um total de 42.000, o que exigirá pelo menos 700 lançamentos como o que ocorreu esta semana.

Com eles, eles procurarão reduzir a latência mundial e levar a latência da Internet de 1 Gbps e 25 ms para qualquer lugar do mundo, não importa o quão isolada esteja uma casa.

No entanto, 60 novos satélites se juntaram ao lançamento que a SpaceX fez em Cabo Canaveral.

Todo o lançamento foi realizado no início e seguiu o plano planejado, onde os lançamentos anteriores tiveram problemas devido às condições climáticas ou de visibilidade.

A carga estava a bordo do Falcon 9, que voltou à Terra após 8 minutos e 30 segundos de voo.

Aliás, é a quarta vez que o foguete retorna com segurança à Terra para ser reutilizado, sendo fundamental para reduzir o lançamento de satélites e outros elementos no espaço.

Os propulsores de cada foguete podem ser reutilizados até 10 vezes, de modo que “apenas” tem seis reutilizações restantes.

Elon Musk quer ter 1.440 satélites no espaço antes do final de 2020

Os satélites foram implantados uma hora após o lançamento do foguete. Cada satélite pesa cerca de 260 kg e está em uma órbita de cerca de 280 quilômetros de altura.

A partir daí, eles serão realocados gradualmente nas próximas semanas em suas órbitas e inclinações finais para estarem operacionais em torno de 550 km.

No momento, não se sabe se o trem satélite bonito e curioso que poderíamos ver com o lançamento anterior será repetido, onde um trem satélite poderá ser visto todas as noites durante os primeiros dias após o lançamento, quando eles se separaram.

Muitos astrônomos reclamaram disso, e é por isso que Elon Musk disse que eles iriam fazer mudanças na inclinação para impedir que refletissem a luz do sol e perturbassem aqueles que estão observando o espaço, embora isso seja difícil porque precisam ser orientados para o Sol para carregar suas baterias.

Para começar a operar, a SpaceX espera que, no verão de 2020, o serviço possa ser contratado nos Estados Unidos e no Canadá após seis a oito lançamentos (entre 360 e 480 satélites em órbita).

Certamente, eles querem fazer 24 lançamentos para ter 1.440 satélites em órbita e operacionais até o final de 2020.

Os 60 primeiros satélites lançados, três apresentaram falhas e não estão operacionais, enquanto os outros 2 foram usados para verificar se poderiam tirá-los da órbita caso apresentassem problemas devido a possíveis colisões.

Via: ADSLZone

Share This Article
Sair da versão mobile