SparkyLinux 2022.10 recebe Kernel Linux 6.0 por padrão

Rolling ISOs baseado em Debian atualizado com

A equipe responsável pelo desenvolvimento da distribuição SparkyLinux acaba de anunciar a chegada da versão 2022.10 e que recebe Kernel Linux 6.0 por padrão. O SparkyLinux é uma distribuição que tem como base o Debian. Portanto, as primeiras imagens ISO estão disponíveis.

Na verdade, o SparkyLinux 2022.10 saiu no início deste mês, mais precisamente em 6 de outubro. Porém, naquela ocasião, veio com o kernel Linux 5.19.11 por padrão. Devido ao fim da vida útil da série de kernel Linux 5.19, os desenvolvedores decidiram refazer as imagens ISO e atualizar o kernel para a mais recente e melhor série Linux 6.0. Lembrando que a equipe de Linus Torvalds trabalha, neste momento, na implementação do kernel Linux 6.1, que deve ser uma versão LTS.

SparkyLinux 2022.10 recebe Kernel Linux 6.0 por padrão

O kernel Linux 6.0.3 está incluído por padrão nas novas imagens sempre atuais do SparkyLinux 2022.10. A distribuição possui algumas opções de desktop: são eles os ambientes gráficos KDE Plasma, Xfce, MATE, LXQt e Openbox. Além disso, as novas ISOs vêm com várias outras atualizações dos repositórios upstream Debian GNU/Linux 12 “Bookworm” .

“Esta é uma atualização adicional e extra das imagens ISO de outubro do Sparky, que apresenta o kernel Linux 6.0.3 da mais recente linha [Linux] 6.0, e outros pacotes atualizados dos repositórios de teste Debian e Sparky”, disseram os desenvolvedores em um breve anúncio.

Mais novidades

SparkyLinux 2022.10 recebe Kernel Linux 6.0 por padrão.

A versão SparkyLinux 2022.10 também apresenta um novo tema Sparky7 com suporte para aplicativos GTK2/3/4 e suporte para estilos Claro e Escuro, bem como uma variante de tema escuro para o pacote Sparky5-LXQt-Theme para que você possa escolher entre Sparky light e temas escuros ao usar a área de trabalho LXQt.

Além disso, ele substitui o gerenciador de login LightDM por SDDM em todas as imagens ISO que apresentam um ambiente de desktop baseado em GTK, como as edições Xfce e MATE, já que as edições KDE Plasma e LXQt já vêm com SDDM por padrão. Além disso, há um novo tema SDDM para todas as mídias live.

Como obter

Se você quiser usar o SparkyLinux em seu computador pessoal com o kernel Linux 6.0, você pode baixar as imagens ISO do SparkyLinux 2022.10-1 agora mesmo no site oficial.

Os usuários existentes do SparkyLinux 2022.10 só precisam atualizar suas instalações se quiserem usar o kernel Linux 6.0, pois esta é uma distribuição de lançamento contínuo em que você instala uma vez e recebe atualizações para sempre.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile