SparkyLinux 2024.01 lançado e cheios de novidades

SparkyLinux 2024.01 chega com força total e já começa o ano de 2024 com novidades!

O SparkyLinux está iniciando 2024 com uma nova imagem ISO de sua distribuição baseada no Debian, derivada da próxima série do sistema operacional Debian GNU/Linux 13 “Trixie”. Esta é a primeira atualização da série SparkyLinux Rolling em 2024, adicionando todas as atualizações de pacotes dos repositórios Debian Testing (Debian Trixie) e SparkyLinux Testing até 17 de janeiro de 2024.

O que é o SparkyLinux?

O SparkyLinux é uma distribuição Linux que tem como base o Debian. Ele foi projetado para ser um sistema operacional leve, rápido e fácil de usar. O SparkyLinux atende tanto a iniciantes quanto a usuários avançados, oferecendo uma ampla gama de opções de personalização e uma variedade de ambientes de desktop.

O projeto começou em outubro de 2011 como um remix do Ubuntu com o Enlightenment como ambiente de trabalho padrão. Após alguns meses de teste, o sistema base foi alterado para Debian e foi renomeado para SparkyLinux.

O SparkyLinux é baseado nos ramos “estável” e “teste” do Debian e usa um “ciclo de lançamento contínuo” (rolling-release). Ele vem com um conjunto de ferramentas e scripts que ajudam os usuários na fácil administração do sistema.

Além da versão principal, que é voltada para computadores mais modernos e tem uma variante para cada ambiente gráfico, a distribuição também está disponível em três versões complementares: GameOver Edition (voltada para jogadores), Base Editions (versões básicas sem codecs e com ambientes leves como o Openbox ou JWM), e CLI Edition (sem ambiente gráfico, para quem quer construir um desktop personalizado).

Há também uma edição especial, o SparkyLinux Rescue, que fornece um sistema Live e uma grande quantidade de aplicativos para a recuperação de sistemas operacionais quebrados.

Novidades do SparkyLinux 2024.01

Uma das características interessantes que acompanham o lançamento do SparkyLinux 2024.01 é o suporte para o gerenciador de janelas X11 MLVWM, um Macintosh-like Virtual Window Manager que oferece aos usuários uma experiência clássica de desktop MacOS. Os usuários poderão instalar o SparkyLinux com o MLVWM usando o instalador de linha de comando.

Além de suportar o gerenciador de janelas MLVWM, o instalador CLI do SparkyLinux agora também suporta mais navegadores web, incluindo SRWare Iron, LibreWolf, Midori, Min, Mullvad, Opera, Slimjet e ungoogled-chromium. Além disso, o instalador CLI do SparkyLinux agora oferece aos usuários uma saída de progresso ao copiar arquivos para um disco rígido.

Mudanças

Por outro lado, os desenvolvedores removeram a capacidade de instalar o SparkyLinux com o sistema de arquivos Btrfs em máquinas BIOS e a capacidade de instalar o SparkyLinux com o sistema de arquivos XFS usando o instalador CLI. Claro, você ainda poderá instalar o SparkyLinux com o sistema de arquivos XFS usando o instalador gráfico Calamares, que foi atualizado para a última versão Calamares 3.3.1 no snapshot SparkyLinux 2024.01.

Atualizações

Acompanhando os tempos, esta é também a primeira atualização do SparkyLinux Rolling a ser enviada com o servidor de áudio PipeWire instalado por padrão em vez do PulseAudio. Claro, a última versão do Pipewire 1.0.1 está disponível neste snapshot ISO.

Disponibilidade

O SparkyLinux 2024.01 está disponível para download agora como MinimalCLI, MinimalGUI (com Openbox 3.6.1-11), KDE Plasma (com KDE Plasma 5.27.10 LTS), Xfce (com Xfce 4.18), LXQt (com LXQt 1.4.0) e MATE (com MATE 1.26) edições. Enquanto a distribuição é alimentada pela série de kernel Linux 6.6 LTS de longo prazo, você também poderá instalar o último kernel Linux 6.7 ou os kernels Linux 6.1.73 LTS e Linux 5.15.147 LTS a partir dos repositórios SparkyLinux.

TAGGED:
Share This Article
Follow:
Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.
Sair da versão mobile