in

SparkyLinux 5.10.1 baseado no Debian traz as atualizações mais recentes do Buster

Veja as novidades desta versão atualizada do Sparky.

O SparkyLinux 5.10.1 acaba de ser lançado como a mais recente e estável mídia de instalação desta distribuição GNU/Linux baseada em Debian para desktops. O novo Sparky, portanto, é baseado na série de sistemas operacionais Debian GNU/Linux 10 “Buster”, e está aqui como uma pequena atualização da série SparkyLinux 5.10 “Nibiru”, lançada em meados de janeiro de 2020 com o kernel Linux 4.19.67 e Firefox ESR como navegador padrão em vez de Chromium.

A principal novidade desta versão do SparkyLinux 5.10.1 baseado no Debian e que traz as atualizações mais recentes do Buster

SparkyLinux 5.10.1 baseado no Debian traz as atualizações mais recentes do Buster

Além de todos os recursos do novo Debian, a novidade é uma chave pública do repositório SparkyLinux. Os desenvolvedores a adicionaram para evitar problemas que possam ocorrer durante uma nova instalação da distribuição ou ao atualizar o SparkyLinux após a primeira inicialização.

Obviamente, todos os componentes e pacotes principais foram atualizados, com base nos repositórios de software estáveis ??”Buster” do Debian GNU/Linux 10 a partir de 4 de fevereiro de 2020, para oferecer aos usuários uma mídia de instalação atualizada.

Os usuários existentes do SparkyLinux 5.10 não precisam fazer o download das novas imagens ISO para manter suas instalações atualizadas. Porém, devido a uma migração recente do servidor, eles precisam instalar a nova chave pública SparkyLinux usando os comandos abaixo.

wget -O -- https://repo.sparkylinux.org/sparky.gpg.key | sudo apt-key add --

Lembre-se de NÃO remover a chave antiga do sistema. Depois disso, você pode atualizar suas instalações usando o utilitário de atualização do sistema ou os comandos abaixo.

sudo apt update
sudo apt full-upgrade

Se você quiser experimentar o SparkyLinux ou implantar a versão mais recente em novos computadores, faça o download do SparkyLinux 5.10.1 agora mesmo no site oficial, usando o link abaixo.

O SparkyLinux 5.10.1 está disponível em quatro tipos diferentes de ambientes: Xfce, LXQt, MinimalGUI (Openbox) e MinimalCLI (modo de texto) para sistemas de 64 bits, bem como MinimalGUI (Openbox) e MinimalCLI (modo de texto) para arquiteturas ARMhf.