in

SparkyLinux 5.11 lançado

As atualizações são importantes para corrigir erros e aumentar a segurança.

Sparky Linux 2020.05 anunciado com o Kernel 5.6.7

A equipe de desenvolvimento SparkyLinux lançou neste final de semana a atualização SparkyLinux 5.11 da série SparkyLinux 5 “Nibiru”. Para quem não conhece, o Sparky é um sistema operacional leve e baseado em Debian. O SparkyLinux 5.11 foi lançado quase dois meses após o SparkyLinux 5.10.1 para trazer todas as atualizações e correções de segurança mais recentes da série de sistemas operacionais Debian GNU/Linux 10 “Buster”.

SparkyLinux 5.11 lançado com as atualizações mais recentes do Debian Buster

SparkyLinux 5.11 lançado

Entre alguns dos componentes atualizados incluídos nesta versão, há o navegador Mozilla Firefox 68.6.0 ESR, o cliente de e-mail e notícias Mozilla Thunderbird 68.6.0, bem como o pacote de escritório do LibreOffice 6.1.5. Ou seja, nem tudo tão novo assim.

Além disso, o SparkyLinux 5.11 está usando o kernel Linux 4.19.98 LTS para sistemas de 32 bits e 64 bits e o kernel Linux 4.19.97 LTS para arquiteturas ARMhf. Lembrando que a versão mais recente LTS é a 5.4, lançada este ano.

Novas imagens ISO

Da mesma forma, a imagem ISO contém nove novos e belos papéis de parede relacionados à natureza. Outra mudança trazida por esta atualização é o fato de o repositório SparkyLinux “stable” ter sido renomeado para “nibiru”.

Usuários existentes executando a série SparkyLinux 5 “Nibiru” não precisam alterar os repositórios, pois os desenvolvedores confirmaram que os repositórios “estáveis” existentes funcionam como antes.

Além disso, eles não precisam fazer o download das novas imagens ISO para atualizar suas instalações. O SparkyLinux 5.11 está aqui apenas para novas implantações e vem como os sabores Xfce, LXQt, MinimalGUI (Openbox) e MinimalCLI (modo de texto).

Para atualizar suas instalações, basta executar o seguinte comando

sparky-upgrade

Da mesma forma, podem ser usados os comandos em um emulador de terminal:

sudo apt update && sudo apt full-upgrade

No entanto, não se esqueça de reiniciar seus computadores depois que todas as atualizações foram instaladas com sucesso.

Se quiser baixar a imagem, clique no link a seguir:

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Como conectar a um servidor SSH com o SSHFS

Como conectar a um servidor SSH com o SSHFS

Uso do Microsoft Edge já ultrapassa o Firefox

Uso do Microsoft Edge já ultrapassa o Firefox