in

SparkyLinux lança versão 2020.09

No entanto, não há grandes novidades.

SparkyLinux 2020.08 é lançado com LibreOffice 7.0 e GCC 10

E outra distribuição que não para de lançar atualizações é a SparkyLinux que agora tem a versão 2020.09. O novo sistema é relacionado à atualização de setembro da série semi-rolling SparkyLinux 2020. Está à frente de muitas outras distros, pois é baseada no próximo sistema operacional Debian GNU/Linux 11 “Bullseye”.

E a equipe de desenvolvimento não perde mesmo tempo, uma vez que esta versão chegou duas semanas depois da atualização SparkyLinux 2020.08 e apenas uma semana após o lançamento das Special Editions (GameOver, Multimedia e Rescue). Sendo assim, SparkyLinux 2020.09 está aqui como uma mídia atualizada sincronizada com os repositórios de Teste do Debian do dia 31 de agosto de 2020.

SparkyLinux lança versão 2020.09. O que esperar?

SparkyLinux lança versão 2020.09

No entanto, não se empolgue muito com o que está aí. É que não há grandes atualizações ou mudanças. Em comparação com o instantâneo de agosto, a versão de setembro inclui atualizações do kernel Linux para a versão 5.7.17. No entanto, este kernel já chegou ao fim de sua vida útil. Portanto, está não garante proteção contra possíveis novos ataques que possam ocorrer explorando falhas do kernel.

Apesar disso, os usuários também podem instalar a série de kernel Linux 5.8 mais recente. Os repositórios instáveis do SparkyLinux agora incluem o kernel Linux 5.8.5 mais atual. Da mesma forma, é possível fazer a instalação do terceiro Release Candidate do próximo kernel Linux 5.9.

Outros componentes atualizados que valem a pena mencionar incluem:

  • Navegador Mozilla Firefox 80 mais recente;
  • Primeiro Release Candidate do próximo pacote de escritório LibreOffice 7.0.1.
  • Além disso, esta versão resolve um problema com o Instalador avançado.

Você pode fazer o download do SparkyLinux 2020.09 agora mesmo a partir do site oficial. Ele vem com todos os sabores, incluindo: Xfce, MATE, LXQt, MinimalGUI (Openbox), MinimalCLI (modo de texto), GameOver, Multimedia e Rescue.

Quem já estiver com a série SparkyLinux 2020 instalada no computador, não precisa baixar as novas ISOs para ter atualizações. Tudo o que você precisa fazer é usar o utilitário Sparky Upgrade ou executar o seguinte comando em um emulador de terminal:

sudo apt update && sudo apt full-upgrade