Spotify adquire startup focada em IA para melhorar sua plataforma de podcast

Imagem: Les Echos

Os podcasts estão em alta agora, mas a descoberta de podcast pode ser um desafio. O Spotify anunciou essa semana a aquisição da Podz, uma startup focada em IA que está tentando resolver o problema da descoberta de podcast.

“No Spotify, estamos investindo para construir e dimensionar a melhor (e mais personalizada) experiência de descoberta de podcast do mundo”, disse a empresa. “Acreditamos que a tecnologia da Podz complementará e acelerará os esforços focados do Spotify para conduzir a descoberta, entregar aos ouvintes o conteúdo certo no momento certo e acelerar o crescimento da categoria em todo o mundo”.

Como os podcasts geralmente têm mais de 30 minutos de duração, é difícil para os ouvintes procurar novos programas. Afinal, ouvir um episódio de um podcast não é tão fácil quanto experimentar uma música de um novo artista. Assim, a Podz desenvolveu o que chamou de “o primeiro feed de notícias de áudio”, apresentando aos usuários clipes de 60 segundos de vários programas.

Os podcasters costumam usar aplicativos como o Headliner para criar clipes para promover em suas contas de mídia social, e o Podz segue a mesma ideia. Mas, em vez de os podcasters escolherem manualmente como promover seu programa, a Podz escolhe um clipe usando seu modelo de aprendizado de máquina, que foi treinado em mais de 100.000 horas de áudio em consulta com jornalistas e editores de áudio.

Antes de sua aquisição pela Spotify, Podz levantou $ 2,5 milhões (aprox. R$ 12,7 milhões) em financiamento para M13, Canaan Partners, Charge Ventures e Humbition. “O ouvinte de podcast médio já assina sete podcasts, mas segue quase 30 no Podz”, disse Latif Peracha, General Partner da M13, ao TechCrunch por e-mail em fevereiro. “Os primeiros sinais nos deixam otimistas de que a equipe pode construir um produto transformador na categoria”.

Aquisição da Podz pelo Spotify: A empresa visa melhorar sua plataforma de podcast

Esta aquisição marca mais um sinal da ambição do Spotify de controlar o mercado de podcasting e entretenimento de áudio em geral. Ainda essa semana, o Spotify estreou o Greenroom, seu rival de áudio ao vivo no Clubhouse. E quando se trata de gerar receita com assinaturas de podcast, o Spotify e a Apple estão lado a lado.

Em abril, a Apple anunciou sua expansão para assinaturas de podcast e, na semana seguinte, o Spotify começou a lançar sua plataforma de assinatura depois de lançá-la em fevereiro. A Apple disse que levará 30% da receita de podcast no primeiro ano, que cairá para 15% no segundo. Por outro lado, o programa do Spotify não aceitará nenhum corte dos criadores até 2023, quando terá 5%.

Embora os criadores de podcast possam determinar rapidamente que pode ser mais benéfico entregar 5% de seus ganhos de assinatura do que 30%, os ouvintes provavelmente irão migrar para qualquer aplicativo que forneça a melhor experiência do usuário. E, se o investimento do Spotify em descoberta valer a pena, pode representar problema para o domínio de longa data da Apple no meio de podcasting, aponta o TechCrunch.

Via: TechCrunch
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Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
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