Stack Overflow divulga linguagens de programação mais amadas, temidas e procuradas em 2020

Saiu a mais nova pesquisa anual do Stack Overflow que divulga quais são as linguagens de programação mais amadas, temidas e procuradas neste início de 2020. Na verdade, isso já é feito todos os anos e dá para ter uma ideia dos humores de desenvolvedores e programadores espalhados pelo mundo.

Stack Overflow divulga linguagens de programação mais amadas, temidas e procuradas em 2020

Linguagens de programação mais amadas em 2020

Os quatro principais slots nas linguagens de programação mais amadas são os mesmos do ano passado, com uma ligeira mudança de posição. Rust é mais uma vez a linguagem de programação mais amada em 2020. Isso ocorre há 5 anos consecutivos. No entanto, foi observado pelo próprio projeto Rust que muitos desenvolvedores gostam do Rust, mas realmente não o aprendem ou o usam. A principal razão por trás disso foram os problemas de adoção enfrentados pelos desenvolvedores na implementação do Rust em projetos ou organizações como um todo.

O TypeScript ficou em segundo lugar desta vez, levando o Python de volta à terceira posição.

Sobre trocas de posição no ranking, vemos a Go chegando à 5ª posição melhorando bastante em relação ao ano passado, quando ficou em 10º.

Veja as linguagens de programação mais populares do Stack Overflow em 2020:

Linguagens de programação mais temidas em 2020

VBA, Objective C e Perl são as mais temidas neste ano. Embora exista uma alta porcentagem de desenvolvedores que as estão usando no momento, a pesquisa deixa claro que eles não têm interesse em buscar essas linguagens.

Perl é a grande novidade entre as mais odiadas. Curiosamente, a linguagem nunca chegou à lista do ano passado e agora se tornou a terceira mais temida.

Linguagens de programação mais procuradas em 2020

O Python conseguiu consistentemente atrair desenvolvedores que não a usam no momento, mas desejam aprendê-lo. A linguagem de programação está no topo da lista pelo quarto ano consecutivo.

Também estamos vendo alguns aumentos modestos no interesse dos desenvolvedores em aprender Rust este ano.

 

Para obter mais detalhes sobre outras estruturas, bibliotecas, bancos de dados e ferramentas, você pode consultar o relatório completo do Stack Overflow.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile