in

Stallman recusa usar esses serviços – Parte 3

Richard Stallman recusa usar esses serviços – Parte 3. Neste artigo, entenda as razões do guru do software livre para não usá-los.

Richard Stallman tem pensamentos estranhos sobre pedofilia
Richard Stallman

O que está escrito abaixo é a opinião de Richard Stallman, conforme registrada em seu site oficial. Neste artigo, veja porque Stallman recusa usar esses serviços!

Stallman recusa usar esses serviços

O guru do software livre coleciona muitas polêmicas. Em seu site oficial, ele mantém uma lista de serviços que ele não usa pois, segundo ele, sua liberdade fica em risco.

Discord

Stallman não usa esses serviços - Parte 3
Stallman não usa o Discord. Imagem: Discordapp.com.

Evernote.com

O Evernote pode ler os conteúdos das anotações dos usuários sob várias circunstâncias. Nós sabemos isso da declaração do Evernote que diz que o site planejava começar a ler as anotações dos usuários de tempos em tempos. Porém, o Evernote cancelou esses planos em resposta às objeções de clientes, mas isso não altera o fato de que o estado pode intimá-los.

Assim, para o bem de sua privacidade, mantenha todas as suas anotações em seus próprios computadores.

Da mesma forma, um segundo problema com o evernote.com é que acessá-lo da maneira comum requer rodar software Javascript que não é livre.

Eventbrite.com (ou Meetup.com)

Há duas coisas erradas com eventbrite.com. A falha superficial é que ele requer rodar código Javascript que não é livre. Isso é superficial no sentido de que poderia ser consertado facilmente, mas é uma falha fatal até que eles consertem de verdade; rodar código Javascript que não é livre priva as pessoas de liberdade, as pessoas devem recusar rodá-lo e é errado pedir usuários para rodá-lo.

O maior problema em usar eventbrite para registrar pessoas para um evento é que ele coleta dados sobre elas e entrega-os a uma empresa (com o Big Brother espreitando).

Por fim, se você quer registrar convidados para um evento de qualquer tipo — seja ele para negócios, por prazer, para educação, ou qualquer outra coisa, por favor faça isso de uma maneira ética: não faça-os rodar software que não é livre e nao faça-os enviar dados pessoais (nem mesmo para você).

É por estas razões listadas acima que Stallman recusa usar esses serviços. Afinal, você concorda com todas as opiniões de Stallman? Pelo menos um ou dois pontos?

Se gostou, não deixe de compartilhar!

Fonte: Site pessoal de Richard Stallman

Leia a Parte 2.

Escrito por Leonardo Santana

Astrônomo amador e eletrotécnico. Apaixonado por TI desde o século passado.

Facebook carrega bibliotecas do sistema sem permissão

Facebook carrega bibliotecas do sistema sem permissão

NASA contratará cientista de dados com habilidades em blockchain e criptomoeda

Como a NASA está rastreando o furacão Dorian