in

Star Labs adiciona suporte Coreboot no laptop LabTop Mk IV Linux

Veja como fazer a instalação do Coreboot em vários sistemas operacionais.

Veja como fazer a instalação do Coreboot em vários sistemas operacionais.

A Star Labs, fabricante britânica de computadores Linux, anunciou que o aguardado firmware de código-fonte aberto Coreboot está agora disponível para seu laptop Star LabTop Mk IV. Após vários meses de desenvolvimento, os engenheiros da Star Labs finalmente conseguiram fornecer suporte Coreboot para proprietários do laptop Star LabTop Mk IV Linux. Assim, eles contam agora não apenas com um firmware de código aberto, mas também uma experiência de inicialização ultrarrápida e mais segura.

- Anúncios -

Anteriormente conhecido como LinuxBIOS, o Coreboot é uma plataforma de firmware projetada para substituir o firmware proprietário na maioria dos computadores. Coreboot é conhecido por ser um firmware leve que coloca o usuário em total controle do hardware e é projetado para realizar apenas o número mínimo de tarefas necessárias para carregar e executar um sistema operacional Linux moderno.

Star Labs adiciona suporte Coreboot no laptop LabTop Mk IV Linux

Star Labs adiciona suporte Coreboot no laptop LabTop Mk IV Linux

No entanto, a Star Labs não apenas implementou Coreboot, eles também adicionaram a carga útil TianoCore, uma implementação de código aberto suportada pela comunidade do padrão UEFI (Unified Extensible Firmware Interface), que em combinação com Coreboot oferece uma inicialização UEFI rápida, gratuita, segura e familiar experiência.

O suporte Coreboot agora está disponível para o laptop Star LabTop Mk IV Linux e os usuários podem instalá-lo através do portal LVFS (Linux Vendor Firmware Service) para fornecedores de hardware. Após a instalação, você poderá alternar facilmente entre o Coreboot e o BIOS AMI.

Obviamente, para instalar o firmware Coreboot, sua distribuição GNU / Linux precisará ter o fwupd 1.5.6 ou utilitário atualizador de firmware posterior instalado. Em seguida, certifique-se de desabilitar o BIOS Lock e que seu laptop Linux está conectado a um carregador USB-C ou DC Jack e que a bateria está carregada a pelo menos 30 por cento.

Os detalhes da instalação pela Star Labs estão neste link. O dispositivo pode vir com Ubuntu 20.04 LTS, Ubuntu 20.10, Linux Mint 20.1, elementaryOS 5 e Manjaro Linux. Assim que fizer a instalação do Coreboot com sucesso, você terá que reiniciar o seu laptop. Então, o processo pode levar até 5 minutos. Então, não interrompa ou desconecte o carregador até que ele termine.

9to5 Linux

Proton 6.3-1 da Valve adiciona suporte para mais jogos e melhora suporte do controlador do PlayStation 5

Steam Linux permanece abaixo de 1% em fevereiro

Como proteger sua empresa de ataques DDOS - e o que fazer se você estiver sob ataque

Como proteger sua empresa de ataques DDOS – e o que fazer se você estiver sob ataque