Steam Beta Introduz Aceleração de Vídeo VA-API DRM para Remote Play

Steam Beta será otimizado e com maior poder processamento de jogos! A nova atualização vai parar de usar o X11 e o Wayland!

Emanuel Negromonte
2 minutos de leitura

Você já ouviu falar do Steam Remote Play? É um recurso que permite jogar seus jogos do Steam em outros dispositivos, como smartphones, tablets ou TVs, usando a transmissão de vídeo pela internet. Mas você sabia que o Steam Remote Play acaba de receber uma melhoria significativa no Linux?

Novidades do Steam Beta 2024

A última versão beta do Steam adicionou suporte para aceleração de vídeo por hardware usando o VA-API DRM (Direct Rendering Manager) no Linux. Isso significa que o Steam pode usar o driver de vídeo do seu sistema para decodificar o fluxo de vídeo do Remote Play, em vez de usar o modo X11, que é menos eficiente e compatível.

Suporte ao VA-API DRM no Steam

O VA-API DRM é especialmente útil para quem usa o ambiente gráfico Wayland, que é mais moderno e seguro que o X11, mas que não suporta bem a aceleração de vídeo por hardware. Com o VA-API DRM, o Steam pode aproveitar melhor o potencial da sua placa de vídeo e oferecer uma experiência de jogo mais fluida e estável.

Para usar o VA-API DRM no Steam Remote Play, você precisa atualizar para a versão beta mais recente do Steam, que você pode fazer nas configurações do aplicativo. Depois, você precisa habilitar a codificação de hardware AMD e Intel nas configurações avançadas do host do Remote Play. Pronto, agora você pode desfrutar dos seus jogos favoritos em qualquer lugar, com uma qualidade de vídeo superior.

Se você quiser saber mais sobre o Steam Remote Play e o VA-API DRM, você pode acessar o link, que traz mais detalhes sobre essa novidade. E se você gostou deste post informativo, não se esqueça de compartilhar com seus amigos e deixar seu comentário abaixo.

Share This Article
Follow:
Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.