Notícias

22/11/2021 às 13:00

7 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Steam Client agora é compatível com codificação de hardware VA-API no Linux e CEG DRM Games

Steam Client agora é compatível com codificação de hardware VA-API no Linux e CEG DRM Games

Mais uma novidade para os fãs de jogos que usam o Linux. O Steam Client agora é compatível com codificação de hardware VA-API no Linux e CEG DRM Games. A Valve lançou recentemente uma nova atualização do Steam Client que traz algumas novidades para jogadores e jogos Linux, bem como várias outras melhorias, melhorias de desempenho e correções de bugs.


Portanto, são boas notícias para usuários do Linux! A nova atualização do Steam Client adiciona suporte para codificação de hardware VA-API no Linux. Os usuários que não desejam esse recurso poderão desativá-lo, desativando a codificação de hardware AMD e Intel nas configurações avançadas de host do Remote Play.

Além disso, a Valve adicionou suporte para captura DMABUF PipeWire no Linux, que pode ser ativada iniciando o Steam com o argumento -pipewire-dmabuf, e requer a versão de 32 bits da biblioteca libgbm.so.1.

No entanto, podemos esperar até m pouco mais que isso, pois o novo lançamento do Steam Client adiciona suporte para captura de 4K via PipeWire, adiciona suporte inicial para jogos usando CEG DRM por meio do Proton, melhora a compatibilidade com cadeias de certificados recentes de Let’s Encrypt TLS/SSL e melhora o streaming de jogos no Linux sistemas corrigindo algumas falhas raras.

Steam Client agora é compatível com codificação de hardware VA-API no Linux e CEG DRM Games

Steam Client agora é compatível com codificação de hardware VA-API no Linux e CEG DRM Games

Também para usuários do Linux, esta atualização melhora o desempenho geral do Steam Client e reduz a E/S de disco ao atualizar caches do Mesa e melhora a compatibilidade com algumas versões experimentais do Mesa.

Além dessas grandes mudanças no Linux, a nova atualização do Steam Client melhora as conexões com os servidores Steam, melhora o manuseio do modo offline, adiciona novos glifos Steam Deck à API Steam Input e adiciona suporte para agrupar jogos por categoria ao classificar uma coleção pelo Steam Review.

Em geral

  • Várias correções e melhorias relacionadas à conexão com os servidores Steam
  • Corrigido um travamento raro/páginas da biblioteca de carregamento de tela preta
  • Corrigida uma tela em branco ao carregar alguns anúncios
  • Corrigido um caso em que a sobreposição no jogo aparecia em alguns inicializadores de jogos baseados em CEF de uma maneira quebrada
  • Atualização do Chromium incorporado no Steam para 84.0.4147.105

Steam Cloud

  • Reduza significativamente o tempo de sincronização pré e pós-jogo para aplicativos que têm centenas ou milhares de arquivos locais gerenciados pelo Steam Cloud
  • Substitua o uso de algumas APIs do Windows que foram descontinuadas e podem causar erros no Windows 11
  • Foi corrigido o problema que causava “Desconhecidos” ou carimbos de data / hora de arquivo muito antigos na caixa de diálogo Conflito de sincronização
  • Os arquivos corrigidos não estavam sendo baixados na instalação do aplicativo quando já havia sido instalado anteriormente no dispositivo
  • Os arquivos corrigidos não eram baixados novamente se excluídos pelo usuário ou algum outro processo fora do jogo

Por outro lado, existem várias correções de bugs e melhorias para reduzir o uso de memória ao processar caches de sombreador e o número de sinais de rendezvous que são necessários para estabelecer uma sessão P2P típica. Você pode estudar as notas de lançamento para obter mais detalhes sobre essas correções de bugs.

Enquanto isso, a recomendação é atualizar suas instalações do Steam Client abrindo o Steam Client e acessando a opção “Check for Steam Client Updates” no menu Steam.

Via 9to5Linux

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.