Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

14/09/2021 às 11:00

5 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Steam completa 18 anos e transforma para sempre a forma de jogar no computador

Steam completa 18 anos e transforma para sempre a forma de jogar no computador

Desde o surgimento do Steam, que completa 18 anos agora, os jogos para computador nunca mais foram os mesmos. Houve, portanto, uma grande transformação nessas quase duas décadas. É realmente difícil imaginar o quanto a Valve conseguiu mudar o que os jogos de PC são graças ao Steam. Em 12 de setembro de 2021, o cliente Steam comemorou 18 anosO Steam agora alcançou a maioridade. Assim, Steam completa 18 anos e transforma para sempre a forma de jogar no computador.

Quem já havia nascido e era grandinho consegue se lembrar de como o Steam era originalmente? Foi uma época muito mais simples, sem nenhum dos truques extravagantes que o Steam faz agora. Não havia Steam Play, nenhum cliente Linux, nenhum cliente macOS, nenhum sistema de análises e nada de muito sofisticado. Alguns jogos, alguns botões e mais nada. Isso foi muito antes de nomes como GOG, Humble, Epic, itch.io, Origin e assim por diante.

Download

Steam completa 18 anos e transforma para sempre a forma de jogar no computador

Não era apenas um cliente básico. É que, além disso, muitas pessoas também não gostavam. Isso foi na época em que a maioria das pessoas entrava em uma loja de jogos da vida real, pegava uma caixa e levava para casa para inserir um CD e ler o manual, enquanto a instalação demorava uma eternidade. A ideia de precisar da internet e de um cliente para se registrar e jogar era simplesmente esquisita. Naquela época, o Steam tinha um pouco de fama por não ser muito confiável. Essa má fama foi por causa de vários tipos de problemas de servidor e login.

Não demorou muito até que o Steam se tornasse um fenômeno com o lançamento de Half-Life 2 em 2004, o que realmente preparou o cenário para a distribuição digital de jogos para PC a partir daquele ponto. A partir de então, lentamente, O Steam começou a se tornar regra e sinônimo de plataforma de jogos.

Mais tarde em 2005, os primeiros títulos desenvolvidos externamente chegaram ao Steam como Rag Doll Kung Fu. No entanto, o Steam permaneceu um sistema firmemente fechado com a Valve fazendo a curadoria dos títulos até o final de 2012. Foi aí que apareceu o Steam Greenlight voltado para os indies enviarem seus jogos, obterem votos e, eventualmente (com muita fé e esperança) ser aceito.

As coisas estão muito diferentes agora, é claro. Existem mais de 51.000 jogos no Steam e milhares são lançados todos os anos, graças ao Steam Direct, que permite aos desenvolvedores pagar $ 100 para ter seus jogos listados.

Via GamingonLinux

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.