Steam Deck apresenta o que pode ser o melhor recurso do dispositivo: salvamentos na nuvem

Claylson Martins
3 minutos de leitura

O Steam Deck deve sair oficialmente dento de alguns dias. Antes disso, porém, a Valve detalhou um novo recurso para os salvamentos na nuvem do Steam que a empresa já colocou o nome de Dynamic Cloud Sync. Com isso, deve ser possível transferir o progresso do seu Steam Deck de volta para o seu PC (ou outro Steam Deck). Isso ocorrerá mesmo quando você coloca seu Steam Deck no modo de suspensão sem sair completamente um jogo. Resumindo, o Steam Deck apresenta o Dynamic Cloud Sync para salvamentos na nuvem.

O funcionamento é bem simples: quando você coloca seu Steam Deck no modo suspenso, o Dynamic Cloud Sync carrega automaticamente “todos os dados de jogos salvos modificados” para a nuvem. Você poderá acompanhar detalhadamente a explicação da Valve em um post. Dessa forma, o usuário pode recomeçar de onde parou tanto em seu computador como em outro dispositivo com o Steam. Além disso, o Steam Deck também baixa automaticamente as atualizações salvas quando você ativar o dispositivo.

Steam Deck apresenta o Dynamic Cloud Sync para salvamentos na nuvem

Se tudo funcionar conforme a divulgação da Valve, outros recursos também interessantes devem entrar logo no Steam Deck. O recurso de salvamento contínuo na nuvem é algo que os rivais como o Nintendo Switch ainda não conseguiram implementar. No entanto, a Valve diz que os desenvolvedores terão que habilitar manualmente o Dynamic Cloud Sync em seus jogos. Assim, deve demorar até que o recurso esteja disponível em alguns de seus títulos favoritos. Outra característica importante é que a conexão com a internet será necessária.

Steam Deck apresenta o que pode ser o melhor recurso do dispositivo: salvamentos na nuvem
Steam Deck apresenta o que pode ser o melhor recurso do dispositivo: salvamentos na nuvem

Porém, mesmo que o Dynamic Cloud Sync não esteja ativado, o Steam ainda acompanhará o progresso no Steam Deck

No entanto, qualquer usuário que suspenda o Deck enquanto o jogo está em execução e tente retomar o jogo em um dispositivo diferente será solicitado a retornar primeiro ao Deck para fechar o processo em execução ou continuar sem o progresso mais recente do jogo salvo disse a Valve no post destinado a desenvolvedores.

Portanto, o recurso do Dynamic Cloud Sync deve mesmo estrear junto com o Steam Deck agora no mês de fevereiro de 2022. Portanto, não teremos de esperar muito até que possamos comprar aqui no Brasil também, mesmo que importado. Para ter uma ideia de preços no mercado internacional, o ideal é fazer uma reserva o quanto antes. Depois deste período, uma nova leva de dispositivos são esperados para maio ou junho, em data ainda incerta.

Via The Verge

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.