in

Steam está chegando ao Chrome OS

Mais uma plataforma recebendo suporte para jogos Steam.

Steam está chegando ao Chrome OS
Imagem: XDA developers

Uma notícia não muito boa para o Windows e a Microsoft. Embora qualquer jogador saiba que a melhor opção de desktop para jogar videogame é o sistema operacional Windows, parece que agora, de fato, vai ganhar um concorrente de maior peso. Além de já enfrentar o Linux, que tem avançado muito neste quesito, a plataforma Steam está chegando ao Chrome OS e esta é uma má notícia para o Windows.

Claro, tem de ver o alcance também, uma vez que o Chrome OS, além de ser baseado no Linux, vem diretamente da fábrica do Google para rodar quase que exclusivamente seus próprio aplicativos. Apesar de ser possível instalar outros do mundo Linux. Por outro lado, o Chrome OS está dando passos importantes e, em breve, poderá usar aplicativos do Windows. Entretanto, parece que o aplicativo oficial do Steam poderá ser executado de uma maneira um pouco mais nativa.

Steam está chegando ao Chrome OS por meio da virtualização

Steam está chegando ao Chrome OS

A maioria dos aplicativos que executam o Chrome OS que não são de sua plataforma o fazem por meio de uma máquina virtual. É assim que acontece com os aplicativos Linux e o faz com a aplicação Steam, embora usando um virtualizador diferente. Os aplicativos Linux no Chrome OS funcionam graças a um projeto chamado “Crostini“, que, em tese, executa uma distribuição completa do Linux. Agora também há o “Borealis”, que é basicamente outro software de máquina virtual para o sistema de desktop do Google.

O Borealis é baseado, especificamente, no Ubuntu 18.04 Bionic Beaver LTS, e se integrará perfeitamente ao Chrome OS. E o segredo é que ele inclui uma cópia pré-instalada do Steam. A principal questão que resta é se o Google substituirá o projeto Crostini pelo Borealis ou se ambos continuarão a existir. Provavelmente, o Google decidiu fazer a alteração, mas o certo é que os usuários do Chromebook poderão reproduzir títulos do Steam em breve.

Leia também:

Google faz parceria com a Parallels para trazer aplicativos do Windows para o Chrome OS

Chrome OS 83 permite nomear áreas de trabalho virtuais