Notícias

06/11/2021 às 10:00

5 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Steam Linux Beta completa 9 anos de lançamento

Steam Linux Beta completa 9 anos de lançamento

Hoje completam-se nove anos desde que a Valve começou a lançar seu cliente Steam Linux beta. O recurso que facilita o uso de jogos no Linux. O entusiasmo inicial do Steam no Linux desapareceu um pouco depois que o Steam Machines não se materializou. No entanto, à medida que nos aproximamos de uma década com o Steam no Linux, o projeto volta a se tornar emocionante, graças ao Steam Play/Proton por permitir que uma grande quantidade de jogos do Windows rodem Linux. Além disso, aproxima-se adata de chegada do novo Steam Deck, que renovou o interesse em torno dos jogos Linux.


O Steam no Linux, após abrir o acesso a todos, possuía cerca de 2% de market share antes de cair com os contratempos nos jogos Linux. Porém, desde que o Steam Play (Proton) foi lançado em 2018, ele começou a se recuperar. No mês passado, estabeleceu um novo recorde de vários anos com uma participação de mercado de 1,13% para o Steam no Linux depois de ultrapassar a marca de 1,0% recentemente. 

O Proton baseado em Wine que alimenta o Steam Play tem sido ótimo para jogos Linux, sendo capaz de rodar um número incrível de jogos para Windows com facilidade. Agora que várias plataformas anti-cheat estão começando a suportar Linux/Proton e os sucessos contínuos em torno de DXVK/VKD3D-Proton para mapear Direct3D para Vulkan, estamos atingindo marcos tecnológicos certamente não previstos há quase uma década.

Steam Linux Beta completa 9 anos de lançamento

Steam Linux Beta completa 9 anos de lançamento

De um ponto de vista técnico, os últimos anos foram muito bons com a Valve financiando vários desenvolvedores para os drivers gráficos do Linux, particularmente a pilha de driver RADV de código aberto, mas também áreas como o Zink do Gallium3D e o aprimoramento da pilha de exibição do Linux para headsets VR. 

A Valve também tem investido em melhorias ao redor do sandboxing e outras tecnologias no Linux e em parte com o Steam Deck chegando, eles também têm fornecido fundos para os desenvolvedores do KDE, melhorando a integração do PipeWire e também desenvolvendo tecnologias nos últimos anos, como o Gamescope Wayland compositor.

Nos últimos nove anos, a Valve fez um trabalho incrível no avanço dos jogos para Linux e permitindo que ele alcançasse números nunca antes imaginados. À medida que avançamos para 2022 e dez anos de Steam no Linux, será incrivelmente empolgante ver como o Steam Deck se desempenha no mercado e, em última análise, seu impacto no ecossistema Linux.

Via Phoronix

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.