Notícias

02/02/2021 às 08:00

4 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Steam Linux mostra crescimento e se aproxima de 1% em janeiro

As melhores ofertas de software da Black Friday 2021: obtenha o Windows 10 Pro por 11€ e atualize para o Windows 11 Pro gratuitamente!

Com o início do novo mês, vêm os dados do Steam Survey da Valve para o mês anterior. Para janeiro de 2021, há um aumento na porcentagem de jogos Linux, já que ele volta a flertar com a marca de 1%. Então, segundo a Steam, o Linux mostra crescimento e se aproxima de 1% em janeiro.

Para dezembro de 2020, os resultados iniciais do Steam Survey apontaram para uma grande queda de 0,33%, caindo para 0,57% em comparação com 0,9% de novembro. Poucos dias depois, foi revisado para 0,74% ou queda de 0,16% em relação a novembro.

Para janeiro de 2021, os novos números apontam para alta de 0,13% em relação a dezembro. Em outras palavras, voltou para 0,91% ou aproximadamente onde estava em novembro em termos percentuais. Provavelmente tem havido muito mais usuários do Steam ativos nos últimos dois meses, especialmente com os feriados, então em uma base absoluta pode ser melhor neste estágio.

O Steam realiza uma pesquisa mensal para descobrir os componentes (hardware) e programas (softwares) mais usados pelos nossos usuários. A participação na pesquisa é voluntária e anônima. Os dados coletados nos ajudam a tomar decisões sobre quais tecnologias devemos investir e produtos oferecer.

Steam Linux mostra crescimento e se aproxima de 1% em janeiro

Em janeiro, o macOS teve um ganho de participação de mercado de 0,62% para 3,44%, enquanto o Windows estava em 95,65%. É revigorante vê-lo voltar à faixa de 0,8 ~ 0,9% em que o Steam no Linux esteve por boa parte de 2020, mas ainda sem ultrapassar o limite de 1,0% em comparação com os primeiros dias do Steam no Linux. 

Veremos em 2021 se esse limite de 1,0% é violado, considerando os sucessos contínuos do Steam Play e agora, graças ao VKD3D-Proton, muitos jogos Direct3D 12 começando a rodar normalmente no Linux. 

No final das contas, a menos que o Steam Machines retorne ou alguma outra razão convincente para fazer os jogadores do Windows migrarem para o Linux, é improvável que haja qualquer mudança significativa na participação de mercado.

Ao olhar para os resultados da pesquisa para o Linux, mostra que a AMD continua perdendo o domínio do mercado de CPUs da Intel, as GPUs Radeon Polaris ainda são bastante populares e a GeForce GTX 1060 e os jogos 1080p continuam fortes.

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
×