in

Steam no Linux tem menor participação em outubro

Veja mais detalhes da pesquisa mensal.

Steam no Linux tem menor participação em outubro

A Valve publicou seus últimos resultados do Steam Survey. Em outubro de 2020, a participação no mercado de jogos Linux diminuiu ou pelo menos não acompanhou o ritmo de crescimento da base de usuários do Steam. A pesquisa mostra queda do Steam no Linux em outubro

Após 0,86% de participação de mercado em julho, agosto teve uma participação de 0,89% antes de saltar para 0,94% em setembro. No entanto, depois daquele bom salto de setembro, os resultados da Steam Survey de outubro mostram que ele recuou para 0,90%.

A participação de mercado de 0,90% ainda está melhor do que nos meses do início deste ano. Então, a queda é decepcionante, pois se esperava que a taxa continuasse subindo para mais perto do limite de 1,0%.

Steam no Linux tem menor participação em outubro

Steam no Linux tem menor participação em outubro

Entretanto, se for comparada ano a ano o resultado ainda representa uma melhoria em relação a outubro de 2019 em 0,83%. Se formos mais longe, há dois anos, o índice estava em 0,72% e três anos atrás em míseros 0,35%. Portanto, isso ocorreu antes do surgimento do Steam Play (Proton + DXVK) se tornar muito mais eficiente.

Sendo assim, levantu tudo isso em consideração, os números de outubro de 2020 ainda parecem bons, embora não tão altos quanto muitos jogadores de Linux gostariam de ver ou fornecedores de jogos. Afinal, estamos a falar de um índice abaixo de um por cento do mercado, ou seja, menos de 1% dos usuários têm o Linux como sistema operacional para jogos. Isso traz outras consequências que devem ser avaliadas com o tempo. É o caso da atração de novos players de jogos se interessarem pelo Linux ou em relação ao desenvolvimento de novos hardwares exclusivos.

Os números do Linux de outubro mostram que a Intel está alimentando 68% das CPUs, enquanto a AMD fica com o restante. O Windows 10 também é o sistema preferido dos jogadores que usam o sistema da Microsoft, com mais de 93% do mercado. Em relação ao Linux, o mais usado é o Ubuntu 20.04.1 LTS 64 bit, com 24.52% de participação. Seguem o “Manjaro Linux” 64 bit (11.41%), Arch Linux 64 bit (11.20%), Ubuntu 18.04.5 LTS 64 bit (8.00%) e Linux Mint 20 64 bit (5,78%).

Veja mais dados nos resultados do Steam Survey.

elementary OS está chegando ao Raspberry Pi 4

Raspberry Pi 4 agora pode executar o Android 11

Veja o que há de novo na distribuição OpenIndiana Hipster 2020.10

Veja o que há de novo na distribuição OpenIndiana Hipster 2020.10