Notícias

11/01/2022 às 14:00

7 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Steam tem 28 milhões de jogadores online

Novo recorde pode ser quebrado este ano com a chegada do Steam Deck.

Steam tem 28 milhões de jogadores online

Um novo recorde acaba de ser quebrado pela plataforma de jogos Steam: são nada menos que 28 milhões de jogadores online. Este é um novo recorde histórico para usuários simultâneos online. O índice foi atingido no dia 2 de janeiro. A tendência é que este resultado seja quebrado ao longo do ano, especialmente com a chegada do Steam Deck que gera grandes expectativas entre usuários do mundo todo. A estreia do Steam Deck está marcada para fevereiro, se não houver novos atrasos como ocorreu no ano passado.


Quando o novo recorde foi atingido, o Steam teve nada menos que 8.219.950 jogadores realmente jogando alguma coisa.

Steam tem 28 milhões de jogadores online

O recorde foi batido repetidamente ao longo daquele dia. Passou de 28.091.667 para 28.122.386 e depois para 28.155.279 , de acordo com relato do site GamingonLinux. Este novo pico quebrando todos os recordes de todos os tempos foi de 7.908.863 pessoas realmente jogando alguma coisa. Eses números podem ser confirmados acessando o link oficial no SteamDB.

Steam tem 28 milhões de jogadores online
Steam tem 28 milhões de jogadores online

Aqui está o top 10 mais jogado na época:

  • Counter-Strike: Global Offensive
  • Dota 2
  • PUBG: BATTLEGROUNDS
  • Apex Legends
  • Grand Theft Auto V
  • NARAKA: BLADEPOINT
  • Rust
  • ARK: Survival Evolved
  • Football Manager 2022
  • Team Fortress 2

Resta saber quantos desses milhões de usuários do mundo inteiro estão realmente dispostos a comprar o novo Steam Deck e fazer esses números crescerem.

Easy Anti-Cheat enfrenta problemas para Proton e Steam Deck

A Epic Games anunciou recentemente uma expansão do suporte ao Easy Anti-Cheat que passaria a ter suporte total ao Linux nativo, além do Wine e Proton (e, portanto, ao Steam Deck). No entanto, isso não parece tão fácil quanto se esperava.

No anúncio original, a Epic mencionou como ele pode ser ativado com “alguns cliques no Portal do desenvolvedor do Epic Online Services”. Porém, não é bem assim. Um desenvolvedor de Warhammer: Vermintide 2 escreveu um post no Steam com algumas observações importantes neste sentido. Ele observa que existem duas versões do EAC. Há a versão original e a mais recente usada via Epic Online Services. A maioria dos jogos provavelmente ainda está com a versão antiga. A mais nova precisa de atualizações do SDK e integrações mais recentes.

É muito mais complexo do que se suspeitava – o EAC tem duas versões. Não-EOS e EOS (Epic Online Services). A maioria dos jogos usa historicamente EAC não-EOS. É o que o Vermintide 2 também usa. A Epic adicionou suporte ao Proton apenas para a versão EOS do EAC. Portanto, a fim de implementar o suporte de prótons para Vermintide 2, uma grande quantidade de retrabalho da implementação EAC seria necessária, o que também pode exigir que todos os jogadores se autentiquem com os Epic Online Services – talvez até mesmo se conectando ao ambiente Epic (para ser confirmado, no entanto).

Portanto, a declaração de “apenas alguns cliques” feita no anúncio original não era totalmente precisa e se aplicaria apenas a títulos usando a versão EOS do EAC, que simplesmente não tem muitos jogos além dos novos e provavelmente títulos exclusivos.

Ainda estamos analisando o que é ou não será possível, mas não é tão fácil quanto parecia – longe disso, na verdade.

Pode haver outras soluções ou soluções alternativas, mas arrancar o antigo EAC e reescrever tudo para implementar o “NuEAC” e potencialmente pedir a toda a nossa base de jogadores para se conectar e assinar através do EOS para uma participação de mercado honestamente pequena que era (e permaneceria) sem suporte de o começo pode ser um disjuntor do negócio.

Então, é preciso esperar para ver como realmente será essa implementação.

Via GamingonLinux

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Mais lidas

Últimos posts

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
×