Stratis 3.4 é o mais recente trabalho de armazenamento Linux

Recurso de código aberto é desenvolvido pela Red Hat.

A Red Hat lançou esta semana uma nova versão do Stratis, sua solução de armazenamento Linux construída sobre XFS e LVM que se destina a fornecer recursos e funcionalidades semelhantes ao ZFS e Btrfs, mas com a confiabilidade comprovada do XFS. Assim, o Stratis 3.4 é o mais recente trabalho de armazenamento Linux.

Stratis 3.4 é a nova versão lançada na quarta-feira e é uma pequena atualização para esta tecnologia de armazenamento de código aberto que utiliza a linguagem de programação Rust. O Stratis 3.4 adiciona suporte para iniciar pools por nome, melhora a estrutura interna de bloqueio do Stratis, restringe certas combinações de tamanhos de setor para dispositivos de bloco e possui outras alterações principalmente mundanas.

Stratis 3.4 é o mais recente trabalho de armazenamento Linux desenvolvido pela Red Hat

Também há correções, como abordar a subestimação do tamanho dos metadados da criptografia. Além disso, com o Stratis 3.4 também há outros trabalhos de manutenção e melhorias de código. Downloads e mais detalhes sobre o Stratis 3.4 via Stratisd no GitHub.

Valve implementa Opt-In VK_KHR_present_wait para drivers Mesa Vulkan

Chegando esta semana no Mesa 23.0 está uma implementação inicial da extensão VK_KHR_present_wait do Vulkan, que Hans-Kristian Arntzen da equipe Linux da Valve e a notoriedade VKD3D-Proton se referiram como uma extensão “muito útil”, mas devido às limitações de especificações atuais, por enquanto, só está sendo optou por participar por meio de uma opção DriConf para que possa ser tratado por jogo/aplicativo.

VK_KHR_present_wait remonta a 2019, embora tenha sido adicionado no ano passado no Vulkan 1.2.185. VK_KHR_present_wait foi desenvolvido por Keith Packard para seu contrato de trabalho para a Valve. Essa extensão permite que um aplicativo aguarde a conclusão das operações presentes em conjunto com o uso do KHR_swapchain. 

VK_KHR_present_wait pode ser usado para monitorar e controlar o ritmo do aplicativo por meio do número de imagens pendentes ainda não apresentadas. Útil para ritmo de quadros para jogos e presumivelmente de interesse para a Valve enviar para o Steam Deck para software que faz uso dessa extensão.

O problema agora com a especificação VK_KHR_present_wait é a falta de uma consulta de superfície para verificar o suporte para ela por superfície. Até que haja a capacidade de espera presente para consultar com base no tipo de superfície para suporte, a extensão está sendo ocultada por trás de uma opção DriConf.

Essa mesclagem expõe KHR_present_wait quando “vk_khr_present_wait=true” é definido para DriConf. Atualmente, ele está conectado aos drivers Radeon RADV, Intel ANV e Qualcomm TURNIP Vulkan. Esse código será encontrado na versão Mesa 23.0 do próximo trimestre.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile