SempreUPdate
Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

Sua internet esta lenta? Veja algumas situações que podem causar lentidão!

Conheça alguns itens que podem identificar o que pode deixar deixando sua internet lenta.

Internet lenta e no Brasil é muito comum, no entanto, neste artigo vou ajudar você a identificar alguns problemas que podem teoricamente estarem refletindo na qualidade da sua internet deixando-a lenta. Neste artigo você verá algumas dicas para identificar o que pode estar ocorrendo com a sua internet, não vamos mostrar nada complexo, como dito antes, você saberá o que pode esta fazendo a sua internet ficar lenta e após isso você pode analisar e ir eliminando os itens.

Situações que podem deixar a sua internet lenta

Plano de internet com velocidade baixa

O mais óbvio. Primeiro é preciso observar qual a sua velocidade contratada, não adianta ter 1 MB como velocidade de internet e achar que vai conseguir fazer tudo e ainda compartilhar com a família, vizinhos e por aí vai. Com essa velocidade você conseguirá enviar e receber textos via Whatsapp e se puder esperar um puco vai conseguir enviar fotos e vídeos também.

Hoje em dia a maioria dos grandes serviços como Netflix, requerem ao menos 2MB de velocidade de internet para funcionar, claro, quanto mais velocidade melhor. Não confunda velocidade com pacote, como o nome diz velocidade é a capacidade que a internet que você contratou tem de enviar e receber dados, você terá duas taxas upload que é quando você envia dados e download que é quando você baixa ou recebe, existem empresas que possuem suas próprias regras e acabam limitando tanto o download e o upload, e a forma de descobrir é ler o contrato ou perguntando no momento da contratação.

Consumo de banda excessivo

Se você é ultra conectado, possui smartphone, tablet, computadores tudo conectado a uma única rede com uma internet limitada, como falamos acima, você vai ter problemas, isso ocorre porque a maiorias dos telefones vem com uma opção de atualização que baixa tudo quando conectado ao Wi-fi, então se você tiver muitos telefones na mesma rede, a sua internet vai ficar lenta mesmo, você pode mudar essas configurações no seu smartphone e economizar sua banda. Veja como desativar essas atualizações de forma automática, lembre-se que ao invés de baixar automaticamente você será avisado quando uma nova atualização estiver disponível, e aí você escolher se quer ou não atualizar.

O seu roteador, como vai?

Pois é, outra coisa que temos em casa e esquecemos que ele existe é o roteador, mas ele também pode prejudicar a qualidade tanto do sinal quanto da internet, de forma particular eu já passei por este problema e achava que era um problema externo de responsabilidade do provedor, ao analisar era o roteador que já tinha muito anos de uso, ligado 24 horas por dia e assim como todo produto, a vida útil dele estava chegando ao fim, ao fazer a troca tudo voltou ao normal. Então, fique de olho no roteador quando perceber que a sua internet esta lenta, observe se a fonte esta funcionando, se os cabos estão conectados de forma adequada e caso perceba algo fora do comum, busque informações na internet ou chame alguém que entenda do assunto.

Link do provedor no limite “topado”

Esse é o mais comum de todos os motivos, se você percebe a sua internet lenta durante o horário comercial, mas as noite a internet voa, então saiba que sim, é possível que o seu provedor de internet tenha vendido um plano de internet com o link deles no limite, o que chamamos de link topado, é quando o provedor não suporta mais nenhum cliente, mas para não pagar mais ele permite adicionar mais e mais clientes, acumulando muitos usuários numa rede que não suporta mais. Essa prática é muito comum em provedores do interior, onde o conhecimento sobre o assunto é escaço.

DNS com problemas

Outro motivo que pode ajudar a melhorar a usa internet é mudar o DNS, cada roteador ou sistema possui configurações especificas. Muitos provedores usam seus próprios DNS e em vários casos esquecem do servidor, e aí o serviço para de funcionar o que faz com que a internet pare, a menos que você esteja usando outros DNS’s de sua escolha, você pode encontrar uma lista completa de DNS’s públicos e gratuitos aqui.

Malwares

Esse é sem dúvida um dos grandes vilões e vão com toda certeza deixar a sua internet mais lenta que nunca, existem malwares que além de prejudicar o funcionamento do computador ou smartphone, também pode fazer aqueles famosos downloads e instalar aplicativos sem que você perceba, por isso, evite clicar em itens que você não conhece, afinal quem nunca teve problemas com aquela barra que aparece no navegador e não sai nunca, ou então, ao ligar o computador ou smartphone encontrar aplicativos que não instalamos? Tudo isso, são programas maliciosos que são instalados pelo usuário que não possui conhecimento, e assim deixa a internet lenta.

Recursos do computador

Se você é daqueles que adora jogos online, então saiba que você precisa ter recursos disponíveis, em especial porque o seu computador vai precisar executar aplicações em java, flash e até outras linguagens, e isso demanda recursos, tanto para manter o sistema funcionando, o que chamamos de base, quanto para executar a aplicação web seja ela qual for. Busque por navegador mais leves, instale somente os plugins ou extensões necessárias, se não for usar mais, remova e deixe o navegador mais limpo, pois eles quando são aberto com suas extensões, estas por sua vez são abertas e ficam em segundo plano consumindo recursos, e aí você acaba achando que é a internet lenta, mas não é, na verdade é o seu computador que não consegue mais alocar recursos para realizar as atividades que você designou, a mesma regra serve para os smartphones.

Conclusão

Se depois de tudo isso, a sua internet ainda esta lenta, certamente pode ser um problema externo, chame o seu provedor e ele vai examinar a causa, identificar o problema e corrigir. Tudo o que escrevi aqui é com base nas experiências que já tive, como também nos micos que já paguei, evite perder tempo.

Espero ter ajudado, e aí tem mais alguma situação que pode deixar a internet lenta? Deixe nos comentários, isso vai ajudar muita gente.
Comentários