in

Supercomputador da NASA precisa de sua ajuda para mapear recifes de coral

A agência criou um jogo no qual os jogadores analisam imagens em 3D para identificar e categorizar os recifes de coral, e essas ações treinam o supercomputador da NASA.

Supercomputador da NASA precisa de sua ajuda para mapear recifes de coral
Imagem: NASA.

Os recifes de coral estão encolhendo. Isso é uma má notícia para a vida selvagem. Milhões de espécies chamam de recife de coral suas casas, e o próprio coral é um conjunto de pequenos animais aquáticos. Além disso, é uma má notícia para os seres humanos — as análises dos cientistas sobre organismos dentro e ao redor dos corais contribuíram para avanços em uma variedade de tratamentos médicos. A NASA pegou parte de sua tecnologia originalmente destinada a fotografar estrelas e a adaptou para estudar o oceano — mas precisa da ajuda do público para classificar os dados. A agência criou um jogo no qual os jogadores analisam imagens em 3D para identificar e categorizar os recifes de coral, e essas ações treinam o supercomputador da NASA para, eventualmente, fazer o mesmo.

Supercomputador da NASA precisa de sua ajuda para mapear recifes de coral

O jogo, NeMO-Net, usa fotos dos equipamentos de imagem da NASA, que foram utilizados em drones e aeronaves. Essas câmeras de “lente de fluido” compensam as distorções ópticas criadas pelas ondulações e ondas da água sobre os recifes de coral, criando uma imagem mais nítida. Os jogadores aprendem sobre os diferentes tipos de coral e apontam para onde veem os recifes nas representações em 3D. Quanto mais pessoas jogam, mais a rede neural do supercomputador aprende. Eventualmente, ele deve conseguir classificar as fotos sozinho, sem a necessidade de assistência humana.

Supercomputador da NASA precisa de sua ajuda para mapear recifes de coral
O jogo estará disponível para Android no futuro. Portanto, fique atento às novidades. Imagem: Reprodução | Android Authority.

Como ecossistemas ameaçados, é importante que os cientistas tenham uma compreensão mais completa dos recifes de coral. Ao criar um mapa dos recifes, esperamos que os cientistas encontrem uma maneira de preservá-los, apesar dos danos causados pelo aumento da temperatura do oceano, poluição e outros prejuízos. Por fim, crianças e adultos podem ajudar jogando o NeMO-Net, atualmente disponível para iOS e Mac, e estará disponível para Android no futuro. Portanto, fique atento às novidades.

Fonte: Engadget

Escrito por Leonardo Santana

Profissional da área de manutenção e redes, astrônomo amador, eletrotécnico e apaixonado por TI desde o século passado.