Supercomputador Frontier com tecnologia AMD supera Top500 em 1,1 exaflops

Claylson Martins
3 minutos de leitura

Como parte do ISC 2022 que acontece esta semana em Hamburgo, na Alemanha, foram publicadas as novas listas de supercomputadores Top500 e Green500 de eficiência energética. Dentro dessa lista, o supercomputador Frontier com tecnologia AMD supera Top500 em 1,1 exaflops.

Desde 2020, o supercomputador Fugaku no Japão ocupou o primeiro lugar com seus SoCs Fujitsu A64FX. Embora esse supercomputador Arm tenha ocupado o primeiro lugar nos últimos dois anos, o supercomputador Frontier do Oak Ridge National Laboratory o sucedeu e retorna o x86_64 de volta ao primeiro lugar combinado com os aceleradores baseados em GPU AMD Instinct.

A Frontier também marca o primeiro supercomputador a quebrar a barreira da computação Exascale. Frontier chega a 1.102 Exaflops de desempenho para liderar a lista Top500 e em 62.68 gigaflops/Watt também o coloca como o supercomputador mais eficiente a também sair em primeiro lugar na lista Green500.

Supercomputador Frontier com tecnologia AMD supera Top500 em 1,1 exaflops

A Frontier usa processadores AMD EPYC Milan e aceleradores AMD Instinct MI250x. A Frontier ainda está passando por testes e validação, enquanto o ORNL espera que a aceitação final e o trabalho científico real comecem no final de 2022.

Supercomputador Frontier com tecnologia AMD supera Top500 em 1,1 exaflops. Foto ORNL da Frontier em construção.

O novo supercomputador LUMI também agora está em terceiro lugar nas listas Top500 e Green500 como outra combinação com AMD EPYC + AMD Instinct.

A AMD também está comemorando esta manhã suas conquistas, pois há um aumento de 28% de lista sobre lista em supercomputadores baseados em AMD EPYC e um aumento de 95% ano a ano com AMD EPYC agora encontrado em 94 da lista Top500. A AMD também está alimentando metade dos 10 supercomputadores mais rápidos e 20 dos 38 novos sistemas da lista. A AMD também está alimentando os quatro supercomputadores com maior eficiência energética do mundo, de acordo com a nova lista Green500.

A lista atualizada do Top500 deve estar disponível em breve no Top500.org assim que o embargo expirar.

Via Phoronix

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.