Supercomputador Summit avançará pesquisa de energia eólica

Por Leonardo Santana 3 minutos de leitura
A Microsoft está lançando uma nova região de datacenter na Suécia e prometeu que as implantações estarão entre os locais mais sustentáveis da empresa. Imagem: Guenther Dillingen | Pixabay.

Cientistas da GE Research estão analisando o potencial da energia eólica usando um dos supercomputadores mais rápidos do mundo: o supercomputador IBM Summit.

O engenheiro de aerodinâmica da GE Research, Jing Li, disse que de outra forma seria uma pesquisa inviável:

O supercomputador Summit permitirá que nossa equipe […] execute cálculos que seriam impossíveis.

Esta pesquisa pode acelerar drasticamente a energia eólica offshore como o futuro da energia limpa e nosso caminho para um ambiente mais sustentável e seguro.

Supercomputador Summit avançará pesquisa de energia eólica

A GE disse que o foco principal do projeto será o estudo de jatos costeiros de baixo nível, que produzem um perfil distinto de velocidade do vento de potencial importância para o design e operação de futuras turbinas eólicas.

Portanto, usando o Summit, a equipe realizará simulações para estudar e informar novas maneiras de controlar e operar turbinas para otimizar a produção eólica.

Supercomputador Summit. Cientistas da GE Research estão analisando o potencial da energia eólica usando um dos supercomputadores mais rápidos do mundo: o supercomputador IBM Summit.

Li acrescentou:

Agora podemos estudar padrões de vento que abrangem centenas de metros de altura em dezenas de quilômetros de território até a resolução do fluxo de ar sobre as pás de turbinas individuais. Você simplesmente não podia reunir e executar experimentos sobre esse volume e complexidade de dados sem um supercomputador.

Além disso, a GE disse que os pesquisadores trabalharão em estreita colaboração com as equipes do Laboratório Nacional de Energia Renovável para promover a plataforma ExaWind (um aplicativo do Projeto Exascale Computing), que se concentra no desenvolvimento de software para simular diferentes parques eólicos e física dos fluxos atmosféricos.

Dessa forma, as simulações permitirão aos pesquisadores entender melhor a dinâmica eólica e seu impacto nos parques eólicos.

Por fim, caso queira ler mais matérias sobre código aberto, Linux, Android, hardware, internet, programação e ficar atualizado com as novidades do mundo da tecnologia, acompanhe as matérias no canal do Sempre Update no Telegram.

Fonte: ZDNET

Supercomputador com Nvidia vai trabalhar em mudanças climáticas e projetos de coronavírus

ARM e Linux dominam o topo da lista dos 500 supercomputadores mais rápidos do mundo

Fujitsu A64FX é o melhor supercomputador do mundo

AMD oferece tour virtual pelo supercomputador Hawk

Share This Article
Sair da versão mobile