in

Suporte ao AMD Navi 22 e Navi 23 está chegando ao Linux, aponta driver!

A descoberta foi feita por um membro do fórum 3DCenter que divulgou a descoberta!

O suporte a AMD Navi 22 e Navi 23 esta chegando, e isso foi descoberto graças ao usuário Berniyh, que é um dos membros veteranos do fórum 3DCenter. Em agosto, a AMD havia comentado sobre elas no evento Q&A da AMD. Na época, a CEO Dra. Lisa Su, confirmou que as placas gráficas de jogos de ponta de 7nm com tecnologia Navi estavam a caminho, e estão, inclusive para o Linux. No final do artigo há os links do fórum para melhor apreciação.

A Nvidia é quem anda comandando o mercado de placas gráficas premium. Embora a AMD já tenha lançado suas placas gráficas baseadas na Navi (AMD Radeon RX 5700 e 5700 XT), o fabricante de chips ainda não tem uma resposta para as ofertas de ponta da Nvidia, como a GeForce RTX 2080 Super ou RTX 2080 Ti. A descoberta de Berniyh não indica que o Navi esteja chegando nesta semana, mas mostra que haverá suporte para Linux.

Veja a imagem abaixo:

O burburinho atual dentro das comunidades de hardware é que os Navi 21, 22 e 23 provavelmente utilizem o RDNA de segunda geração da AMD (DNA Radeon). No entanto, não há evidências concretas que confirmem isso.

Ainda é cedo para especular as especificações da Navi 23, considerando que nem sabemos qual placa de vídeo a alavancará. Muitos suspeitam que o dado Navi 22 possa entrar na série Radeon RX 5900, já que há rumores de que o dado Navi 21 está chegando à série Radeon RX 5800.

O mais recente roteiro da placa de vídeo AMD mostra-o na fase de design da próxima geração da arquitetura RDNA 2.0. E assim, com base no andar da carruagem, podemos supor que os novos e tão sonhados produtos não chegarão até 2020, que é o mesmo ano em que a Nvidia deverá lançar suas placas gráficas Ampere, que também sairão do forno com 7 nm.

Com informações do 3DCenter, Berniyh, Berniyh 2 e Tom’sHardware.

Escrito por Emanuel Negromonte

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

Desenvolvedores divulgam contribuições úteis para o kernel Linux

Desenvolvedores divulgam contribuições úteis para o kernel Linux

Linux 5.4-rc6 lançado

Linux 5.4-rc6 lançado