Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

07/07/2021 às 07:00

9 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Suporte do Ubuntu 20.10 termina neste mês. Confira data de lançamento do Ubuntu 21.10 e recursos planejados

Você deve atualizar o quanto antes sua distribuição Linux.

Nautilus 40 está disponível no Ubuntu 21.10 Daily Builds

Como tudo nesta vida tem um fim, está chegando perto de vermos sumir o suporte a atualizações de programas, sistema e segurança no Ubuntu 20.10 ainda neste mês. Assim, o Ubuntu 20.10 “Groovy Gorilla” chegara ao fim da vida útil e você precisa atualizar para o Ubuntu 21.04 o quanto antes. O prazo final de duranção desta distribuição vai somente até o dia 22 de julho. Portanto, o suporte do Ubuntu 20.10 termina neste mês. Então, confira data de lançamento do Ubuntu 21.10 e recursos planejados.

Felizmente, existem muitos motivos convincentes para migrar para o Ubuntu 21.04 ‘Hirsute Hippo’, que foi lançado em abril.

Suporte do Ubuntu 20.10 termina neste mês

No entanto, de longe, a maior atração é que o 21.04 receberá suporte (incluindo atualizações de aplicativos principais e correções de segurança) até janeiro de 2022. Se isso não parecer muito atraente, tenha em mente que o Ubuntu 21.10 será lançado em outubro, e será suportado até julho de 2022, quando o Ubuntu 22.04 LTS estará disponível.

Para atualizar, verifique em seu sistema:

sudo do-release-upgrade -c

Siga as instruções na tela e, em cerca de 15 minutos (supondo que você tenha uma boa conexão com a Internet), você estará executando a versão de curto prazo mais recente.

Confira data de lançamento do Ubuntu 21.10 e recursos planejados

O desenvolvimento do Ubuntu 21.10 ainda está em um estágio inicial, mas há muita especulação em torno da versão apelidade de “Impish Indri”.

Ubuntu 21.10 ‘Impish Indri’

Conforme revelado no início deste ano, o codinome Ubuntu 21.10 é ‘Impish Indri’. Este apelido não nos fornece muitas pistas. No entanto, significa algo próximo a um lêmure travesso. O animal em questão passa mais tempo em árvores que no chão e vive na ilha de Madagascar.

Esta será mais uma versão de suporte de curto prazo. Assim, o Ubuntu 21.10  terá suporte por 9 meses com as principais correções de bugs, patches de segurança críticos e novos lançamentos de aplicativos importantes. O suporte termina em julho de 2022, e o caminho de ‘atualização’ recomendado será para Ubuntu 22.04 LTS.

Os fãs de verdade sem dúvida saberão que 21.10 é a versão que marcará o 25º lançamento do Ubuntu desde 2004 e a segunda versão a ser nomeada em homenagem a um animal que começa com a letra ‘I’. Você consegue se lembrar da outra versão do Ubuntu começando com ‘I’? Era o Ubuntu 8.10 ‘Intrepid Ibex’ em 2008.

Ubuntu 21.10: data de lançamento

Você poderá baixar o Ubuntu 21.10 em 14 de outubro de 2021. Esta data é a que está listada no Launchpad, a casa do desenvolvimento do Ubuntu.

Antes disso, há vários marcos de desenvolvimento que virão como parte do ciclo de desenvolvimento do  Impish Indri :

  • Congelamento de recursos: 19 de agosto de 2021
  • Congelamento da IU: 9 de setembro de 2021
  • Ubuntu 21.10 Beta:  23 de setembro de 2021
  • Congelamento do kernel: 30 de setembro de 2021
  • Candidato à liberação:  7 de outubro de 2021

Lembre-se de que essas datas não são fixas e podem sofrer alterações.

Ubuntu 21.10: novos recursos

Vamos apontar o que se sabe até agora. Além disso, fique atento pois os recursos estão surgindo a todo instante.

A Canonical deseja distribuir o Ubuntu 21.10 com um novo instalador cuja IU é integrada ao Flutter. O trabalho no novo instalador do Ubuntu está progredindo lentamente e ainda está longe de ser ‘funcional’. Será interessante ver se o desenvolvimento do novo instalador pode começar a tempo para 21.10. Caso contrário, é improvável que o novo instalador seja lançado oficialmente antes de 22.10.

Os desenvolvedores do Ubuntu planejam distribuir o GNOME 40 como a experiência de desktop padrão no Ubuntu 21.10, embora não esteja atualmente disponível para teste nas compilações diárias mais recentes do lançamento. O plano é manter o desktop Ubuntu como está, com um Ubuntu Dock colocado no lado esquerdo. Os desenvolvedores da Canonical fizeram contribuições para o GNOME Shell que fazem a experiência baseada no Ubuntu Dock funcionar melhor.

Rumores dizem que a Canonical está considerando lançar o Ubuntu 21.10 com uma extensão que muda os espaços de trabalho horizontais do GNOME 40 para verticais. E dependendo de como o desenvolvimento toma forma, o Ubuntu 21.10 pode oferecer o GNOME 41 em vez do GNOME 40

A equipe de design baseada na comunidade do Ubuntu escolheu usar Yaru Light como o tema padrão no Impish, citando problemas de esforço em manter as versões ‘mistas’ atuais. Nenhuma palavra sobre se a interface do usuário Shell também voltará a ser clara (ela foi alterada para uma aparência escura na versão anterior).

A compactação Zstd , vários anos depois do planejado , será habilitada para o arquivo principal. Isso tornará as instalações do Ubuntu 21.10 mais rápidas do que a instalação do 21.04 – em quanto? Isso teremos que esperar para ver!

Os usuários do Ubuntu que usam drivers gráficos proprietários da NVIDIA poderão, no Impish, usar o Wayland. O Wayland por experiência padrão no Ubuntu 21.04 está atualmente habilitado apenas em sistemas onde é suportado nativamente.

Estas e outras mudanças no Ubuntu 21.10:

  • GNOME 40 por padrão
  • Kernel Linux 5.14 (ou mais recente)
  • Tema Yaru light por padrão
  • Novo instalador feito com Flutter
  • Nova marca Ubuntu
  • Compressão Zstd para pacotes
  • Wayland habilitado para usuários de drivers NVIDIA
  • Melhorias no touchpad
  • Novos papéis de parede

Baixe o Ubuntu 21.10 (compilação diária)

Você pode baixar compilações diárias do Ubuntu 21.10 no site do Ubuntu com link abaixo. O instalador é fornecido como uma imagem .iso de 64 bits. Você precisa gravar esta imagem em um DVD em branco ou gravá-la em uma unidade USB (4 GB ou superior) usando uma ferramenta como o Etcher para instalá-la em um laptop ou PC de mesa.

Baixe o Ubuntu 21.10 Daily Build (64 bits .iso)

Via OMGUbuntu

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.